Adolescente atingido por linha chilena segue em estado grave no Hospital Regional de Betim

0
684
Gabriel Lucas, de 15 anos, foi atingido quando voltava do treino de futebol. Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação.

Acidente aconteceu no último sábado (20). Ele corre o risco de ter a perna esquerda amputada

Segue internado em estado grave Gabriel Lucas Alves do Nascimento, de 15 anos, atingido por uma linha chilena nas pernas na tarde de sábado (20), em Betim. Ele está no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Regional da cidade e corre o risco de perder a perna esquerda.

De acordo com informações da Polícia Militar, Gabriel voltava do treino de futebol e esperava na calçada para atravessar a avenida José Inácio Filho, no bairro Nossa Senhora das Graças, próximo à Igreja Batista da Lagoinha. Neste momento, a linha cortante, que estava solta na rua, agarrou no escapamento de uma van e atingiu o garoto na altura dos joelhos. Segundo testemunhas, o motorista não teria visto e seguiu viagem. Conforme a PM, não se sabe de quem é a pipa presa à linha.

“Ele gritou por socorro e no mesmo instante passou um motociclista que é brigadista e já prestou os primeiros socorros, junto com uma enfermeira que também passava pelo local”, contou o irmão do rapaz, Amilton Júnior, de 18 anos.

Gabriel foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o Hospital Regional, onde deu entrada às 14h15 e passou por dois procedimentos no bloco cirúrgico. O primeiro, segundo Junior, durou aproximadamente seis horas.

Conforme nota divulgada nesta segunda-feira (22) pela instituição (confira a íntegra no final da matéria), ele teve ferimentos graves na perna esquerda. A equipe avalia a possibilidade de uma terceira cirurgia vascular. A amputação do membro ainda não foi descartada.

Sonho de ser jogador

O irmão de Gabriel conta que o sonho do adolescente é ser jogador de futebol. Atualmente ele treina no time São Cristóvão, mas já passou por outras equipes em Betim. Segundo Junior, o rapaz não consegue mexer as pernas e ainda não tem total conhecimento sobre a gravidade do acidente. “Ele tem uma noção, mas ainda não falamos para ele oficialmente”, disse.

O jovem diz que a família está muito abalada, mas confiante em Deus. “Pedimos que as pessoas não usem cerol nem linha chilena. Hoje isso aconteceu com meu irmão, mas depois pode ser com outra pessoa”, lamentou.

Doação de sangue

Desde sábado têm circulado nas redes sociais pedidos de doação de sangue para Gabriel. Segundo Junior, muitas pessoas já doaram, mas quem desejar fazer o ato pode se dirigir à Hemominas em Betim, na rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, bairro Jardim Brasília, e informar o nome completo: Gabriel Lucas Alves do Nascimento. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h. Mais informações pelo telefone (31) 3512-1050.

Fiscalização

A Lei Municipal nº 6.252, de 2017, proíbe a utilização de linhas cortantes “produzidas por qualquer tipo de produto” nos espaços públicos e privados de Betim. A proibição estende-se também para momentos de recreação, campeonatos ou lazer. São considerados espaços públicos praças, jardins, ruas, calçadas, avenidas, alamedas, vielas, becos, parques, cemitérios e campos de futebol.

O caso ocorre em meio a uma campanha educativa de conscientização sobre os perigos do uso da linha chilena ou com cerol. A ação foi iniciada na semana passada pela Guarda Municipal e irá até agosto.

Nota do Hospital Regional de Betim sobre o estado de saúde de Gabriel

Na manhã desta segunda-feira, 22, o paciente G.L.A.N, 15 anos, que sofreu uma grave lesão na perna esquerda causada por linha chilena, está estável clinicamente. A necessidade de uma terceira cirurgia vascular está sendo avaliada e a possibilidade de uma amputação não foi descartada pela equipe médica.

G.L.A.N deu entrada no Hospital Público Regional de Betim no último sábado, 20, 14h15. O adolescente passou por dois procedimentos no bloco cirúrgico. No sábado, ele passou por uma cirurgia de revascularização e no domingo, 21, realizou o procedimento de fasciotomia. O jovem teve lesões dos vernos, artérias e veias da perna esquerda. Está no CTI, consciente, orientado, o quadro de saúde requer cuidados. O jovem está recebendo toda a assistência necessária da equipe médica e de enfermagem do hospital.

Última atualização do estado de saúde: 22/07/2019, às 11h.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here