Betim confirma dois casos de coronavírus; prefeitura anuncia novas medidas contra a doença

0
219
Nesta segunda-feira, 23, duas pessoas foram diagnosticadas com covid-19, o cornavírus, em Betim. Foto: Pixa Bay/ Reprodução.

Distribuição de álcool para a população e disponibilização de leitos no novo Centro Maternal estão entre as iniciativas

A Prefeitura de Betim anunciou nesse domingo, 22, que a cidade, antes em situação de emergência, decreta situação de calamidade. O novo texto apresentado pelo prefeito Vittorio Medioli reitera todas as medidas apresentadas em decretos anteriores. Nesta segunda-feira, 23, duas pessoas foram diagnosticadas com covid-19, o cornavírus, na cidade.

O prefeito comunicou o investimento de R$ 500 mil na compra de álcool líquido 70%, que irá distribuir aos moradores da cidade, exceto crianças. A distribuição será feita por uma caminhonete que irá transitar pelas regionais da cidade utilizando megafone para chamarem os moradores, com auxílio da Guarda Municipal. A quantidade a ser distribuída é de 300 ml. Cada cidadão deverá levar o próprio vasilhame para efetuar a entrega.

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, comunicou o investimento de R$ 500 mil na compra de álcool líquido 70%, que irá distribuir aos moradores da cidade. Foto: Print/ Facebook live.

“Adquirimos aproximadamente 60 mil litros de álcool líquido 70%, já que o material para o gel está em falta, a fim de contemplar 120 mil pessoas, ou famílias, em suas residências. Há material suficiente para todo mundo. Devemos nos unir e combater o coronavírus “, disse o prefeito.

O novo decreto publicado nesta segunda-feira, 23, reforça o aviso a respeito do funcionamento dos estabelecimentos no município. “Apenas supermercados, padarias, farmácias, sacolões e açougues podem funcionar de maneira que evitem aglomerações. Bares, boates, camelódromo e shoppings devem fechar as portas. Os comércios que descumprirem o decreto podem ter a documentação de funcionamento suspensa e serão lacrados pela Polícia Militar”.

Pela manhã, era possível ver equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar nas ruas da cidade.

Centro Materno Infantil

Com o fim das obras prevista para o mês de maio, o Centro Materno Infantil, ao lado do Hospital Público Regional de Betim, irá auxiliar no atendimento de pessoas com casos suspeitos e confirmados de coronavírus.

“Os leitos do primeiro andar já estão prontos com 40 camas para receber pacientes com sintomas do novo coronavírus. Temos cerca de 100 monitores de capnografia e efetuamos a compra de oito máquinas eletrocardiográficas, três carrinhos aparelhados com anestesia, 58 oxímetros, além dos equipamentos que já se encontram no almoxarifado. No decorrer dos dias, mais aparelhos serão agregados ao prédio”, finaliza Vittorio Medioli.

Segundo a prefeitura, a Guarda Municipal está equipada com um aparelho capaz de medir a temperatura dos seres humanos. Sendo assim, ao se deparar com um betinense, o guarda poderá usar o equipamento e se a temperatura superar os 38 °C, o indivíduo deverá ir para casa e ficar isolado.

Casos confirmados

Betim já conta com dois casos confirmados de coronavírus. Os pacientes retornaram da Europa no último dia 16, e foram atendidos em um hospital particular, em Belo Horizonte. E no momento se encontram em isolamento domiciliar.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, até a manhã desta segunda, estão sendo investigados 197 casos notificados como suspeitos de covid-19 em moradores de Betim. Dezesseis casos tiveram resultados negativos para o novo vírus e foram descartados pela Vigilância Epidemiologica da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o último dia 18 de março, a Prefeitura de Betim criou o Centro de Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus, que está definindo e implantando ações estratégicas para enfrentamento da pandemia, como a garantia da segurança dos profissionais da saúde e do atendimento adequado à população.

O jornal Vale do Paraopeba informa que os dados acima são parciais e estão atualizados até 23 de março de 2020, sujeitos à revisão e à alteração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here