Ação vai funcionar em diferente locais dos dias 23 a 29 de agosto

A partir desta sexta-feira (23), até o dia 29 deste mês, a prefeitura de Betim intensifica, por meio de postos volantes, a vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano), a febre amarela e a Tríplice Viral – que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é imunizar o maior número de pessoas possível. A iniciativa, coordenada pela Vigilância em Saúde da prefeitura, conta com parceiros públicos e privados.

Os interessados devem apresentar documento de identidade e cartão de vacinação. Além dos postos itinerantes, as vacinas são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde, durante o horário de funcionamento de cada uma.

Quem deve se vacinar

Tríplice Viral

A primeira dose da vacina Tríplice Viral (ou Triviral) deve ser aplicada aos 12 meses de idade, e a segunda dose, Tetraviral, (que também protege contra catapora), aos 15 meses. As crianças, de 5 a 9 anos de idade, que ainda não foram vacinadas, deverão receber duas doses da vacina Tríplice Viral, para que sejam seguramente imunizadas.

As pessoas, de 10 a 29 anos, devem receber, ao longo da vida, duas doses da vacina Tríplice Viral. Quem está nesta faixa etária e recebeu apenas uma dose da vacina, deve tomar a segunda. Aquelas que têm de 30 a 49 anos devem ter recebido, ao longo da vida, pelo menos uma dose da vacina tríplice viral. Se nunca tiverem recebido, também é importante procurar os postos para se imunizarem.

HPV

O público alvo da vacina contra o HPV (Papilomavírus humano) são meninos, com idade entre 11 e 14 anos completos, e meninas, entre 9 e 14 anos completos. Para se imunizar, devem ser recebidas duas doses da vacina, com seis meses de intervalo entre elas. Para se vacinar, o adolescente deverá obrigatoriamente apresentar o cartão de vacina. Caso o adolescente esteja desacompanhado dos pais ou responsáveis, ele deverá apresentar uma autorização devidamente preenchida e assinada pelo responsável legal.

Febre amarela

Deve ser aplicada aos 9 meses de idade e, posteriormente, para quem não foi imunizado naquela fase da vida.

Confira os postos volantes:

23/8 (sexta-feira) – Shopping Monte Carmo, das 13h às 16h30.
24/8 (sábado) – Escola Municipal Jorge Afonso, no bairro Marimbá, das 8h às 11h20. Além da vacinação, haverá palestra sobre sexualidade para adolescentes de 13 a 16 anos.
26/8 (segunda-feira) – Shopping Monte Carmo, das 13h às 16h30
29/8 (quinta-feira) – Ipremb – Instituto de Previdência Social do Município de Betim, das 9h às 12h. Vacinação disponível aos públicos internos e externos.

Campanha de multivacinação

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quinta-feira (22), após participar da abertura de um congresso sobre saúde suplementar, que o governo está preparando para o mês de outubro uma campanha de multivacinação para que as pessoas possam colocar a carteira de vacinação em ordem. Os registros já serão feitos em uma carteira digital.

“Porque é muito difícil ter em memória qual vacina e quando tomou, se vai viajar para algum lugar que exige a vacina. O aplicativo de vacinas no meio eletrônico vem para facilitar muito o controle das famílias”, explicou Mandetta.

Com informações da Agência Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here