Betim ultrapassa 450 casos confirmados de Covid-19 e registra mais dois óbitos pela doença

0
292
Cecovid-Betim 1 está funcionando no prédio do novo Centro Materno Infantil. Inicialmente foram implantados 50 leitos de tratamento intensivo, que serão ampliados de acordo com a necessidade. Foto: Edson Dutra.

Em 15 dias, número de pessoas infectadas pelo coronavírus quase que quadruplicou no município que já conta com 22 mortes

A população de Betim tem visto o número de casos confirmados aumentar de forma constante. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, havia pouco mais de 100 casos confirmados de Covid-19 em Betim no dia 1º de junho, 16 dias depois, na tarde de hoje (16), a cidade contém 455 casos confirmados do novo coronavírus. Além de mais duas mortes confirmadas.

Até o momento, no município foram registrados 7.673 casos de notificações de Síndrome Gripal, com 1.736 casos descartados para Covid-19. Do total de casos confirmados, 123 pessoas já se recuperaram, 295 estão em acompanhamento e 14 seguem internadas na rede pública de saúde.

Nesta terça-feira, Betim registrou mais 2 óbitos pela doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a cidade totaliza 22 óbitos por Covid-19 até essa tarde.

As duas vítimas que tiveram as mortes confirmadas no dia de hoje, faleceram no dia 14 de junho, eram um homem, de 79 anos, e uma mulher, de 66. Segundo a Prefeitura de Betim, ambos estavam internados na rede pública de saúde e possuíam comorbidades. Uma equipe da secretaria de Saúde está em contato com os familiares para apoio e orientações.

Casos aumentam e comércios fecham

Após verificar um aumento nos números de casos da Covid-19, diante do fechamento da 22ª semana epidemiológica do município, a Prefeitura de Betim publicou um decreto mais rigoroso no último dia 8, detalhando o fechamento do comércio não essencial, como lojas de vestuário, durante 12 dias, a partir da quarta-feira (10), independentemente do potencial de aglomeração. Em um decreto anterior, a cidade havia flexibilizado o funcionamento desses locais.

“A medida é necessária para que as ações de prevenção ao vírus provoquem mais resultados. Recentemente, tomamos a decisão de fechar os shoppings e academias. Se segurarmos mais agora, teremos um grande resultado. Por isso, peço sensibilidade à população. A situação não é de desespero, estamos seguindo a curva de contágio e precisamos segurar para vencer a pandemia”, disse o prefeito Vittorio Medioli.

Prefeitura publica decreto no dia 8, detalhando o fechamento do comércio não essencial, como lojas de vestuário, durante 12 dias, a partir da quarta-feira (10). Foto: Prefeitura de Betim.

O Decreto Municipal 42.144, do dia 8, define a suspensão de atividades em comércios não essenciais permitindo o funcionamento de estabelecimentos considerados indispensáveis para a convivência do ser humano, de acordo com a Deliberação Covid-19 nº 17, do Governo de Minas Gerais que estipulam como as atividades consideradas essenciais: agência bancárias, supermercados, sacolões, postos de combustíveis, distribuidoras de gás, oficina mecânica, restaurante em pontos de rodovias, clínicas odontológicas para atendimento de urgência, laboratórios de análises clínicas, lojas de materiais para construção, farmácias, lojas de venda de alimentação para animais, dentre outros.

Em um outro Decreto de número 42.143, também do dia 8, a prefeitura anunciou a “Fora Tarefa de Fiscalização” para atuar no cumprimento das medidas de combate à pandemia do coronavírus. O grupo de apoio deve ser contratado pela Organização da Sociedade Civil (OSC), por um período de três meses, podendo ser prorrogado em razão da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here