Folia vai invadir praça Milton Campos nos dias 23 e 24 de fevereiro

Um desfile de blocos gratuito e diversão de sobra. É o que está garantido no CarnaBetim, o pré-carnaval da cidade, previsto para ocorrer nos dias 23 e 24 de fevereiro. A festa começa às 13h e vai até por volta de 20h, com apresentação dos tradicionais bloquinhos de rua. A entrada será totalmente gratuita.

De acordo com o presidente da Fundação Artístico-Cultural de Betim, Dudu Braga, esse é o terceiro ano que a prefeitura promove a festa, que terá participação voluntária dos blocos.

Segundo Braga, a proposta de retomar a festa em Betim surgiu da demanda da população de fazer alguma comemoração para a festa típica. Para não bater com o carnaval de Belo Horizonte, que tem crescido a cada ano, a proposta foi fazer o evento uma semana antes do feriado. Ele destaca que a festa é democrática e aberta a todos que quiserem participar.

“É um carnaval de iniciativa popular, que visa resgatar o tradicional carnaval de rua onde as pessoas podem ir com suas famílias e crianças também podem frequentar”, disse. Para isso, a praça Milton Campos irá receber uma decoração especial, planejada pelos professores de artesanato do Centros Populares de Cultura (CPC).

Carnakids

A criançada também terá espaço para pular carnaval. O Carnakids será realizado na semana seguinte, no dia 3 de março, na praça Milton Campos. O evento vai reunir bloquinhos infantis, apresentações com o palhaço Beterraba e a cantora Nana.

Além disso, haverá brincadeiras de rua, como pula-corda, balanços, entre outros e, também, brinquedos adaptados para incluir crianças com deficiência. “Toda a programação será voltado para os pequenos. Essa é uma novidade neste ano”, explicou o presidente da Funarbe.

Um dos blocos que vai marcar presença é o Rosazulim, idealizado pela jornalista Flávia Freitas, de 36 anos. O nome vem como um contraponto a polêmica de que azul é cor de menino e rosa, de menina. “Respeitamos a igualdade de gêneros e a diversidade e vamos contra esses padrões estabelecidos. Também apresentamos uma questão inclusiva, pois teremos no grupo crianças com deficiência”, conta Feitas, que é mãe da pequena Larissa, de 1 ano e 10 meses.

Ela e as outras mães que organizam o bloco se reuniram com a Funarbe apresentando a proposta de um carnaval infantil, o que culminou no Carnakids. A festa será de 8h30 ao meio-dia, com entrada gratuita.

Carnabetim

23 e 24 de fevereiro
A partir de 13h

Blocos do dia 23/2:
– Ousadia e Alegria e Pé na Cova
– Afoxé Balaio Geral
– Só no Goró e Só Guaraná
– Malagueta
– Bloco do Rodô

Blocos do dia 24/2:
– Cornetas
– Óleo de Peroba
– Diversidade
– Trem que Pula
– Intervalo

Carnakids

3 de março
8h30 às 12h

Todos os eventos serão na praça Milton Campos, com entrada gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here