Bombeiros que atuaram em Brumadinho são homenageados pela Convenção Batista Mineira

0
2591
Homenagem ao Corpo de Bombeiros. Foto: Colégio Batista Mineiro.

Instituição deu suporte à corporação por meio de uma lavanderia para lavar as fardas dos militares à época da tragédia

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi homenageado na noite desta segunda-feira (4) pela Convenção Batista Mineira (CBM) e Colégio Batista Mineiro. Cerca de 400 militares receberam as honrarias em uma cerimônia e jantar especiais, pela atuação nos trabalhos de resgate em Brumadinho, após o rompimento da barragem B1, na mina Córrego do Feijão, da Vale, em 25 de janeiro deste ano.

Desde então, a corporação atua ininterruptamente na busca pelos corpos das vítimas. Já foram confirmados 252 óbitos, mas 18 pessoas permanecem desaparecidas.

Os homenageados receberam o livro “Presente Diário”. O exemplar foi produzido pela Convenção, em parceria com a rádio Trans Mundial, especialmente para os bombeiros. A publicação é composta por reflexões para inspirar a cada um deles em seu trabalho diário que envolve coragem, dedicação e amor ao próximo.

Apoio

Nos quatro meses seguintes à tragédia, a Convenção montou uma lavanderia para lavar as fardas dos bombeiros, que chegavam das áreas de atuação completamente sujas de lama. De acordo com o pastor e diretor da CBM, Márcio Santos, mais de 60 mil fardas foram lavadas nesse período. “Em toda e qualquer tragédia que porventura assolar nosso Estado contem conosco para lavar os pés, servir. Jesus nos ensinou isso. Faremos isso com alegria. Nós chegamos na tragédia mas não saímos quando os holofotes se apagam”, afirmou, dirigindo-se aos homenageados.

De acordo com o chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho Wender, o suporte com a lavanderia foi importante nos primeiros meses da tragédia, quando cerca de 600 militares de Minas Gerais e de outros Estados atuavam diariamente na área de buscas.

“Foi um gesto de amor e carinho que vai ficar marcado por toda a vida. Agradeço pelo apoio e por essa homenagem em nome do Corpo de Bombeiros, representando os quase sete mil militares de todo o Estado”, frisou.