Brumadinho Gourmet traz culinária Pancs neste fim de semana

0
404
Um dos pratos que serão servidos no evento: Raviole de espinafre massa da casa. Foto: Valéria Marques.

Gastronomia Panc é a utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Evento será entre 6 e 8 de setembro, na praça central de Casa Branca

A gastronomia Pancs será o foco da 11ª edição do Brumadinho Gourmet. Esse nome parece estranho, mas não é. Pelo contrário, é mais comum do que as pessoas imaginam. A culinária Panc nada mais é do que a utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais, como azedinha, taioba, flor de capuchinha, entre outras.

O evento será entre os dias 6 e 8 de setembro, na praça central de Casa Branca, e os pratos servidos no Festival foram criados especialmente para o evento, por chefs renomados de Brumadinho, Casa Banca, Belo Horizonte e Nova Lima. São 10 receitas harmonizando as Pancs com pratos tradicionais com carnes, massas, entre outros.

“A utilização de ervas, flores e plantas que eram conhecidas de nossos avós e pais foi se perdendo com a industrialização da alimentação. Queremos resgatar isso com o tema escolhido das Pancs para esta edição do evento”, conta a curadora do Festival e uma das organizadoras, Patrícia Pacheco.

A região abriga muitos produtores rurais de hortaliças e, inclusive das Pancs. O tema também foi escolhido para resgatar a autoestima dos moradores da cidade, ainda abalados com o rompimento da barragem da Vale, no início do ano. “O projeto foi desenvolvido para mostrar que Brumadinho é maior do que a tragédia”, afirma.

Programação

A programação também terá atrações como os concursos Chef Brumadinho Gourmet e Cozinheira de Mão Cheia. E para quem quer aprender haverá aulas-show com os chefs Erick Jacquin, jurado do programa MasterChef, nos dias 7 e 8, por volta de 11h, e Ivo Faria, do restaurante Vecchio Sogno, um dos mais conceituados do país.

O evento será embalado por shows musicais diversos com Leo Jaime, Banda Chevette Hatch, Cláudio Venturini, Creedence Revival, entre outros. Para a criançada haverá espaço kids com brinquedos e infláveis. E visando a cultura local, também estão previstas exposições e vendas de doces, quitutes, biscoitos e outras delícias feitas por produtores da região.

Segundo Patrícia Pacheco, são esperados em torno de oito mil visitantes por dia.

11º Brumadinho Gourmet

6,7 e 8 de setembro
Na praça central de Casa Branca
Mais informações pelo site oficial do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here