Com novidades, Casa da Cultura é reaberta em Betim

0
1349
Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim, recebe reforma. Fotos: Ecoos/ Divulgação

O festival Degusta-me está entre as atrações que fazem parte da reabertura da casa

História, preservação e comemorações. O imóvel mais antigo de Betim, construído em 1711 e transformado em Casa da Cultura Josephina Bento em 1987, será reaberto nesta quarta (20), com diversas atrações. O local estava fechado para reforma desde maio. O espaço não recebia intervenções há mais de uma década.

A Casa ganhou nova iluminação, novo sistema elétrico – já que o anterior era o mesmo há mais de 30 anos, e revitalização do telhado. Outra novidade é a acessibilidade para pessoas com deficiência. Agora o imóvel conta com elevador e rampas de acesso para cadeirantes. As obras foram custeadas pela prefeitura de Betim.

“A obra não é apenas na parte estética, mas também na estrutura da casa”, destaca o presidente da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), Dudu Braga. “É uma reforma muito importante. Este imóvel é tombado, tem relevância cultural. A casa representa nossa cidade, cabe a nós, cidadãos, cuidarmos agora. Preservar é manter nossa história viva”, disse Dudu.

Programação

No nesta quarta-feira (20), o prefeito Vittorio Medioli estará no local para a cerimônia de abertura, que contará com apresentações artísticas do grupo Ritmos e Danças e do coral infantojuvenil da Funarbe, às 18h30. Na quinta-feira (21), às 14h, uma peça teatral será apresentada. E, às 19h, será a vez das meninas do balé das oficinas dos Centros Populares de Cultura (CPCs). Já na sexta-feira, o balé volta à casa, às 19h.

Degusta-me

No sábado (23), a festa fica por conta do Degusta-me, festival gastronômico e de cervejas artesanais, realizado em Betim, no quintal da Casa da Cultura. No local, além de experimentar a gastronomia e os rótulos dos produtores de cerveja, as pessoas presentes irão assistir shows de: banda Garage, cantor Celso Moretti com Barraco de Aluguel, Vinícius Kalango, com participação especial de Lucinho da banda L6, e do grupo Raça Brasileira.

O evento, que marca a reabertura da Casa da Cultura, começa às 13h. Interessados em adquirir ingressos devem comparecer à sede da Funarbe com dois quilos de alimentos não perecíveis – exceto sal e fubá, e trocá-los pelas entradas. A sede da Fundação fica na rua Professor Clóvis Salgado, 400, no Centro de Betim. As trocas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, até o dia 22, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone 3532-2530.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here