Corolla Cross 2022: novo SUV da Toyota

Quatro versões acompanharam o novo SUV japonês, sendo duas somente a combustão (XR e XRE) e duas versões híbridas (XRV e XRX). Foto: Toyota/ Divulgação.

Modelo apresenta opções a combustão e também híbridas elétricas

O novo Corolla Cross será lançado neste mês e já está “contando” as horas para chegar também às lojas. De acordo com a revista Quatro Rodas, especializada no assunto, apesar do nome sugerir um sedã aventureiro, na verdade o veículo trata-se de um SUV médio que chega para ameaçar a liderança do Jeep Compass na categoria.

A disputa, porém, não será tão simples e solitária. Além do modelo da Jeep, há também SUVs médios que irão deixar a disputa mais interessante, como o novo Captur da Renault e o Volkswagen Taos.

Nesse Suv, a Toyota aproveitou o nome do sedã médio mais vendido do Brasil, e também a plataforma e a mecânica do utilitário, o que promete uma manutenção acessível, já que a revisão do Corolla sedã, em média, é de R$ 4.522 até os 60.000 km.

Ao todo, quatro versões acompanharam o novo SUV japonês, sendo duas somente a combustão (XR e XRE) e duas versões híbridas (XRV e XRX). A mais barata é a modelo XR, que irá contar com motor 2.0 flex Dynamic Force, de 177 cv e 21 kgfm e câmbio CVT de 10 marchas, custando cerca de R$ 138 mil, conforme antecipado por lojistas. Como comparação, o Jeep Compass parte dos R$ 136.285, na versão Sport e o Corolla GLi, R$ 120.790.

Na versão XR não há nada além do básico para a categoria: ar-condicionado digital, sete airbags, sensores de estacionamento e central multimídia destacada do painel e sem moldura traseira, semelhante à do Corolla 2022.

Somente na versão flex, XRE, itens como faróis de LED e chave presencial aparecem, ainda pode acrescentar no pacote bancos de couro preto. O preço final dessa versão ainda não foi detalhado, mas vem sendo estimado pelos concessionários entre R$ 150 mil e R$ 165 mil.

O novo modelo, segue o já conhecido Corolla sedã, a primeira versão híbrida do Corolla Cross é basicamente igual ao topo-de-linha a combustão, havendo de diferente apenas o motor. Essa nova versão foi batizada de XRV, e, trará também, além do motor elétrico, o pacote de segurança exclusivo da montadora japonesa, que inclui assistência pré-colisão, alertas de tráfego de trânsito e piloto automático adaptativo.

No aspecto de potência, a união do motor 1.8 com a unidade elétrica gerará até 123 cv. De acordo com informações, essa versão intermediária chegará no mercado com o valor aproximado de R$ 175 mil, ao que tudo indica será o SUV híbrido mais barato do Brasil.

Mas se o cliente preferir o veículo mais completo, poderá adquirir o Toyota Corolla Cross XRX por R$ 190 mil. Ele conta com algumas exclusividades, como o teto solar panorâmico, banco em couro bege e preto, ar-condicionado em duas zonas e banco do motorista elétrico. Haverá também uma série limitada, com design de estética própria, para marcar o lançamento do SUV médio.

O novo Toyota Corolla Cross estará disponível nas cores preto, branco, cinza, vermelho e prata, com tom de azul exclusivo ao XRX. Todas as versões do SUV chegarão com câmbio CVT, rodas aro 17 e controle de estabilidade, além de linhas de financiamento da Toyota. Para completar o pacote, todos possuem freio de estacionamento no pé, e não elétrico como o rival da Jeep.

Os detalhes mais precisos do novo Corolla Cross seguem como mistérios. Entretanto, a gigante Japonesa demonstra no site, e também nas guias de venda, o porta-malas do SUV, que terá 440 litros de capacidade. O concorrente direto, Jeep Compass, obtém um compartimento de até 410 litros e o Taos, da VW, conta com 455.

A Toyota pretende dar mais destaque às versões elétricas: de acordo com representantes, esses modelos devem corresponder por metade das vendas, sendo 20% para a versão XRV e 30% para o topo de linha XRX.

Ficha Técnica

Motor: flex, 4 cilindros em linha, 1.798 cm³, 16V, 101 cv a 5.200 rpm, 14,5 kgfm a 3.600 rpm (Híbrido); flex, 4 cilindros em linha, 1986 cm³, 16V, 177 cv a 6.600 rpm, 21,4 kgfm a 4.400 rpm.

Motor elétrico: 72 cv e 16,6 kgfm distribuídos em duas unidades.

Suspensão: McPherson (dianteira); eixo de torção (traseira).

Freios: discos ventilados (dianteira); disco sólidos (traseira).

Transmissão: CVT.

Rodas e pneus: 215/60 R17.

Dimensões: comprimento, 446,0 cm; largura, 182,5 cm; altura, 162,0 cm; tanque, 60 litros; porta-malas, 440 litros.

Preço: de R$ 138.000 (XR) até R$ 190.000 (XRX).