Postos de saúde vão funcionar de 8h às 17h em todo o país

Neste sábado (4) ocorre, em todo o Brasil, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Em 2019 a imunização está sendo contra três vírus: H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.

Em todas as cidades, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 17h. Em Betim, também haverá postos volantes no Mercado Central de Betim (9h às 12h30) e no Monte Carmo Shopping (13h30 às 17h30).

Os grupos prioritários da campanha são: gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Ao irem se vacinar, as pessoas devem levar a Carteira de Vacinação Infantil ou do Adulto, junto com um documento de identidade. Durante toda a campanha será feita, também, a atualização do cartão de vacina, conforme a situação encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a meta em 2019 é imunizar ao menos 90% de cada um dos grupos prioritários em todo o país.

Gripe

A vacina não evita a propagação do vírus, mas sim o agravamento de casos e óbitos em pessoas dos grupos prioritários. Para auxiliar na prevenção, a população também deve ficar atenta aos outros métodos como lavar as mãos com frequência, evitar sair de casa se estiver doente, principalmente para locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, usando tecidos e descartando-os adequadamente e evitar tocar nos olhos, nariz ou boca.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here