Divino Braga retoma atendimentos para pacientes com doenças crônicas

0
180
Para evitar aglomerações as consultas estão sendo realizadas a cada 30 minutos. Foto: Prefeitura de Betim.

Desde março a clínica de saúde havia reduzido as atividades por conta da pandemia da Covid-19

No início deste mês, o Centro de Referência em Especialidades (CRE) Divino Ferreira Braga retomou o atendimento às pessoas que possuem doenças crônicas e pacientes oncológicos que necessitam de acompanhamento de forma prioritária.

O local já voltou a oferecer atendimentos de hematologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, angiologia, gastroenterologia, urologia, além da inclusão de mais dois cardiologistas para atender aos pacientes adultos. Desde março deste ano, a estrutura reduziu as atividades para diminuir o risco de contagio do novo coronavírus.

No local, medidas para evitar a contaminação foram adotadas, como a sinalização nos espaços de espera incentivando a distância mínima de dois metros entre as pessoas, disponibilização de álcool em gel, e, além da limpeza diária de todo local, há um reforço na higienização durante o horário de funcionamento.

Para evitar aglomerações as consultas estão sendo realizadas a cada 30 minutos. O uso da máscara é obrigatório para os pacientes e todos profissionais utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs). A entrada na clínica de saúde está sendo permitida apenas para consultas marcadas e acompanhantes só poderão entrar em casos excepcionais.

Para o gerente do CRE-Divino Ferreira Braga, Euler Diniz, a retomada desses atendimentos se dá diante da necessidade de continuar oferecendo assistência aos usuários da saúde pública. “A medida também tem o objetivo de evitar que esses pacientes façam uso dos serviços de urgência e emergência no município, evitando uma sobrecarga do sistema de saúde, diante da pandemia”, explica.

Ele ainda destaca que é muito importante que os usuários não faltem às consultas agendadas, algo que está sendo muito comum. “Quando a falta acontece, acarreta aumento no prazo de espera para a realização de uma consulta e as vagas disponibilizadas deixam de atender a outros usuários”.

Os usuários que tiveram consultas desmarcadas em função da pandemia e que não se enquadram em casos crônicos descompensados deverão aguardar a comunicação do agendamento.

Retomada gradativa

Seguindo o Decreto Municipal 42.022, de 18 de março deste ano, foram suspensas as atividades dos órgãos públicos municipais, incluindo o CRE-Divino Braga, já que o local não realiza atendimentos de urgência e emergência. Sendo assim, foram mantidas somente as consultas de pré-natal de alto risco, o Serviço de Referência ao Recém-nascido de Alto Risco (SERENAR), a propedêutica do colo e o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infectocontagiosas (SEPADI).

No último dia 22 de abril, a clínica já havia retomado, com atendimento reduzido, as especialidades de cardiologia adulto e infantil, pneumologia adulto e infantil, neurologia infantil, dermatologia, ortopedia e mastologia.
“Em virtude da limitação do espaço físico para o atendimento com segurança de todos os usuários sem aglomeração, além de diversos profissionais em condição clínica especial, afastados preventivamente do atendimento, ainda não é possível o retorno de todas as especialidades em sua plenitude” destaca Euler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here