Mais de seis milhões de pessoas se inscreveram neste ano

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A prova é importante para os alunos que desejam ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), requerer bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou Financiamento Estudantil (Fies). O exame também é importante para quem deseja concluir o ensino médio.

Em 2019, 6,3 milhões de candidatos se inscreveram para realizar o Enem, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responsável pela organização da prova.

Para obter uma boa nota, principalmente na redação, o professor de Leitura e produção de texto do Centro Universitário Una, Rafael Lima, recomenda que os candidatos se atualizem dos principais assuntos noticiados no momento. Se contextualizar das atualidades é primordial para ter embasamento na produção do texto, independente do tema a ser abordado.

Além disso, o aluno deve se atentar a argumentação, dominar as estratégias de confecção do texto e evitar o uso de chavões como começar com “atualmente”, “nos dias de hoje”, entre outros. A ideia é solucionar a questão que será apresentado na proposta do tema.

“Vai ser apresentado para o aluno uma situação problema e cabe a ele sugerir ações por meio das quais o problema pode ser sanado”, diz. “Nessas apresentações muitos alunos fazem tratamento superficial e acabam perdendo pontos”, completa.

Algo que ajuda, conforme o especialista, é fazer um esquema mental do que pretende abordar no texto. Além de adiantar o processo, ajuda o aluno a estruturar melhor o conteúdo. “Ele deve pensar: o agente faz a ação por meio de determinado fenômeno, situação, ou abordagem. Essa abordagem, sendo explicada, o que ela gera. Se o aluno levar esse esquema em consideração será mais fácil operacionalizar o texto na hora”, pontua.

A prova

O exame é dividido em dois dias. No dia 3 de novembro será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 10, as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As questões são de múltipla escolha e muitos candidatos que já fizeram o exame afirma que ele é denso e cansativo. Por isso, o professor recomenda que os alunos façam primeiro as questões que tiver facilidade. “Se não souber, passe para a frente e volte nela depois, em vez de gastar tempo na questão que exige mais”, afirma.

Calendário – Enem 2019

3/11 – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias

10/11 – Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

13/11 – Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões

Janeiro de 2020 (data a confirmar) – Resultados individuais

O cartão de confirmação com local da prova e outras informações podem ser vistos no site do Inep.