Fiat Betim completa 44 anos com mais de 15 milhões de carros fabricados

0
201
Sede em Betim comemora 44 anos e contém recursos tecnológicos para o desenvolvimento de um veículo em todas as fases. Foto: FCA/ Divulgação.

“Produzimos veículos que revolucionaram o mercado: desde o Fiat 147 até a Nova Fiat Strada”, disse o presidente da FCA

Considerado o maior complexo industrial da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) no mundo, o Polo Automotivo Fiat Betim comemorou, no dia 9 de julho, 44 anos no Brasil.

Desde 1976, já foram produzidos 15,9 milhões de automóveis pela a fábrica mineira. Nessas quatro décadas, a empresa passou por algumas crises financeiras e, agora, como em todo mundo, enfrenta mais uma crise, a da Covid-19.

Recentemente, o local realizou adaptações para que os funcionários pudessem voltar ao trabalho sem correr o risco de contaminação da doença. A empresa também está produzindo matérias que contribuem com o combate ao vírus. Se tratando de carros ou matérias de segurança, a FCA conta com tecnologia de ponta e inovação no processo de produção.

A sede em Betim tem recursos tecnológicos para o desenvolvimento de um veículo em todas as fases. Desde os primeiros desenhos – sketches, no espaço Design Center Latam, até a realização dos testes de segurança para homologação, no Safety Center Latam.

“O Polo Automotivo Fiat sempre foi sinônimo de inovação e ousadia na indústria automotiva latino-americana”, afirma o presidente da FCA para a América Latina Antonio Filosa.

“Das linhas de produção de Betim, pelas mãos de muitos milhares de colegas extremamente talentosos e dedicados que construíram esses 44 anos de muitas conquistas, produzimos veículos que revolucionaram o mercado: desde o inesquecível 147 até a Nova Fiat Strada, a recém-lançada geração da picape.”

Realidade virtual

Recentemente criado, o ambiente Virtual Center Latam conta com de 800 m², divididos em três espaços e faz parte do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli. “As experiências e aprendizados acumulados ao longo dos anos convergiram na criação do Virtual Center Latam. Mais de 90% do desenvolvimento da Nova Fiat Strada já ocorreu na realidade virtual, com simulações de durabilidade, ruído, vibração, conforto térmico, aerodinâmica, segurança, entre outros pontos”, conta o diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA, Márcio Tonani.

Combate à covid-19

O completo em Betim passou por transformações devido as medidas de padrão mundial em sanitização. Houve reorganização de postos de trabalhos e espaços comum, que visam oferecer segurança à saúde do funcionário diante da pandemia do novo coronavírus.

Além disso, o local passou a realizar manutenção de respiradores pulmonares com pequenos defeitos de unidades de saúde. Nos últimos 90 dias, 138 aparelhos foram recuperados.

A FCA também utilizou impressoras 3D para produzir protetores faciais plásticos – face shields, que são utilizados por profissionais na linha de frente do combate ao vírus. A unidade também efetuou a produção de máscaras cirúrgicas para distribuir entre os funcionários da Fiat de todo Brasil, para comunidades do país e também para profissionais da saúde em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here