1º Prêmio Machado de Assis da Cultura Afrobetinense será no hall do Centro Administrativo

Servidores e personalidades de Betim que se destacam pelo profissionalismo serão premiados no “1º Prêmio Machado de Assis da Cultura Afrobetinense”, na próxima segunda-feira (13). O evento é promovido pela prefeitura e será realizado no hall do Centro Administrativo, às 9h.

Durante a premiação também será anunciada publicamente a criação do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Betim.

O Projeto de Lei nº 029/2019, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal e da Coordenadoria, já foi aprovado pela Câmara Municipal. A sanção pelo prefeito Vittorio Medioli ocorrerá na cerimônia, que também celebra o Dia da Abolição da Escravatura. O evento será aberto ao público.

“Tanto a criação do Fundo Municipal quanto a Coordenadoria de Promoção da Igualdade são importantes para a cidade, já que possibilitam a implementação da política que visa à redução das desigualdades sociais, combate a vulnerabilidade e garantia de acesso a bens, serviços e igualdade de oportunidades”, comentou o secretário de Governo, Bruno Cypriano.

De acordo com organizadores do evento, o nome 1º Prêmio Machado de Assis da Cultura Afrobetinense é inspirado e homenageia o próprio Joaquim Maria Machado de Assis.
Negro, jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, Machado de Assis é lembrado como uma referência por ser um dos idealizadores da Academia Brasileira de Letras, sendo o fundador da cadeira nº. 23 da Academia.

1ª Negrada no Museu Paulo Araújo Gontijo

Também no dia 13 será realizada uma roda de conversa sobre temas envolvendo as questões raciais. O objetivo da 1ª Negrada no Museu Paulo Araújo é destacar, sobretudo, a importância de valorizar e apoiar a efetiva e verdadeira inserção dos negros na sociedade.

O evento será às 19h, aberto ao público. A realização é da prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Governo. O Museu Paulo Araújo Gontijo fica na avenida Governador Valadares, 115, bairro Centro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here