Governo confirma trem turístico de BH a Brumadinho

0
432
Medida e outras iniciativas foram anunciadas em evento no dia 14 de junho. Foto: Gustavo Henrique.

Ação foi divulgada juntamente com pacote de medidas para reestruturação da cidade

Um trem com capacidade para transportar cerca de duas mil pessoas por dia, ligando Brumadinho ao centro de Belo Horizonte, conforme informado pela Folha Vale do Paraopeba em abril, foi confirmado pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A medida foi anunciada em evento no dia 14 de junho. Ele não comentou datas, mas o prefeito de Brumadinho, Alvimar Barcelos, afirmou que a previsão de entrega é em fevereiro de 2020.

A locomotiva passaria pela ferrovia já existente entre as duas cidades, em um trajeto de 52 quilômetros de distância, cuja concessão é da empresa MRS Logística. A viagem deve durar em torno de 1h20. O investimento será custeado pela iniciativa privada. “O turismo é uma grande oportunidade de diversificar a economia de Brumadinho”, destacou Marcelo Álvaro.

O ministro também anunciou o programa ‘Aliança por Brumadinho’, que inclui ações nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente e segurança pública. Também participaram do evento o ministro da Cidadania, Osmar Terra, representantes do governo estadual e da iniciativa privada.

A medida visa à reconstrução de Brumadinho, à recuperação da atividade econômica e ao resgate da autoestima da comunidade, atingida pelo rompimento da barragem da Vale em 25 de janeiro. Até esta segunda-feira (17) a tragédia havia deixado 246 pessoas mortas e 24 permaneciam desaparecidas.

Estação cidadania

Entre as iniciativas, está a inauguração da Estação Cidadania, criada pelo Ministério da Cidadania para o desenvolvimento de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação profissional, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência. O projeto conta com o apoio de empresas privadas. A unidade tem 3 mil metros quadrados e contou com investimento de R$ 2 milhões.

O espaço conta com praça de esportes e lazer, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, sala de informática, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica e playground.

Segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a Aliança por Brumadinho tem o objetivo de levantar a economia da cidade e melhorar a qualidade de vida da população, por meio de programas sociais prioritários do governo. “Estamos trabalhando para que todas as crianças das escolas tenham o contraturno com esporte, música e arte. Vamos recuperar o teatro, utilizando recursos privados e da Lei de Incentivo à Cultura”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here