Guarda Municipal inicia operação para coibir assaltos em ônibus

0
473
Agentes fiscalizaram ônibus e vans na cidade. Foto: Roberto Maradona.

“Amanhecer Seguro” irá acontecer por tempo indeterminado

A Guarda Municipal de Betim iniciou, na manhã de segunda-feira (5), a operação Amanhecer Seguro. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, os trabalhos iniciaram às 4h nos pontos de ônibus, dentro de circulares da cidade e em coletivos metropolitanos. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e vai continuar por tempo indeterminado.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Anderson Reis, a ação irá coibir a prática de furtos dentro e fora do transporte público, principalmente nos horários de pico. “A nossa intenção é que a GM, com sua característica comunitária, possa garantir maior segurança aos usuários, além de estar disponível para auxiliar em eventuais acontecimentos”, disse.

A GM dá algumas dicas importantes para evitar ser vítima desses crimes: mudar várias vezes de lado da calçada, quando estiver se deslocando para algum ponto de ônibus; evitar locais sem iluminação e pouco movimento; estar sempre atento à chegada de motoqueiros; manter bolsas e carteiras em locais rente ao corpo, evitando chamar atenção.

Ao pagar a passagem, é mais seguro levar o dinheiro trocado ou usar o cartão vale transporte; evitar ficar junto à porta de embarque e desembarque; não deixar objetos alvos de ladrões, como bolsas, correntes e pulseiras, expostos.

Redução de roubos a coletivos

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em 2016 foram registrados em Betim, no primeiro semestre, 215 roubos a coletivos. Em 2019, no mesmo período, a redução deste índice chegou a 74,4%, totalizando 55 casos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here