Clique aqui para acessar o site da Revista Mineração.

 

Brumadinho
Folha Vale do Paraopeba

História

O nome "Brumadinho" deve-se ao fato do local estar próximo à antiga vila de Brumado Velho, que teria sido assim denominada por bandeirantes que passavam pela região. Começou a ser colonizado quando os "insubmissos" da Guerra dos Emboabas se dirigiram para lá, fugindo da repressão, a fim de garimpar ouro, livres dos elevados tributos da Coroa. O distrito foi criado em 1923 e emancipou-se em 1938, desmembrando-se de Bonfim, integrando a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O município possui importantes mananciais de água para a região metropolitana. Um quarto da água que abastece a região vem dos mananciais de Brumadinho e dos municípios vizinhos através dos sistemas Rio Manso e Catarina. A cidade também é recordista na produção de cachaça artesanal com o selo da AMPAC, além de estar entre os dez maiores municípios mineradores de Minas Gerais.

A Corporação Musical Banda São Sebastião (C.M.B.S.S) é um grande exemplo de acervo musical e cultural da cidade. Fundada em 13 de maio de 1929 pelo Senhor Tarcilio Gomes da Costa, a corporação é mais antiga que a própria cidade de Brumadinho, completando assim no ano de 2009, seus 80 anos de existência. O Centro de Arte Contemporânea Inhotim, com uma das mais expressivas coleções de arte contemporânea do Brasil, também se localiza no município, atraindo visitantes de diversos locais.

  

Principais Dados:

Localização: Situada no final do Maciço do Espinhaço e início do Tabuleiro do Oeste

Distância de Belo Horizonte: 55 km.

Municípios Vizinhos: Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Igarapé,
Itatiaiuçu, Rio Manso, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Itabirito, Nova Lima e Belo Horizonte.

Extensão Territorial: 634,4 km².

Principais cursos d’água: Rio Paraopeba e Rio Manso.

Principais rodovias: MG-040 e BR-381.

População: 34.013 habitantes (Censo 2010)

Atual prefeito: Antônio Brandão – PSDB (2013-2016).

Eleitorado: 22.710 (TRE Novembro 2010)

  

Prefeitura Municipal de Brumadinho:

Endereço da Prefeitura: Rua Dr. Victor de Freitas, 28, Centro – CEP: 35.460-000

Telefone Geral: (31) 3571-3001

Portal: www.brumadinho.mg.gov.br

PUBLICIDADE