Clique aqui para acessar o site da Revista Mineração.

 

São Joaquim de Bicas
Folha Vale do Paraopeba

História

Os bandeirantes que seguiam os cursos dos rios, abrindo clareiras e procurando ouro marcaram o início da história de São Joaquim de Bicas. Foi seguindo o curso do Rio Paraopeba que chegaram os bandeirantes Manoel Borges Borbagato e Francisco Duarte Meireles a região. Os primeiros moradores construíram uma capelinha, onde foi colocada uma imagem de São Joaquim. A imagem e a vegetação deram o primeiro nome ao arraial, São Joaquim do Rio Verde. Posteriormente, devido à busca de minerais no leito do Rio Paraopeba,
que eram lavados em bicas, o arraial passou a ser chamado de São Joaquim de Bicas.

Em 1880, São Joaquim de Bicas já era considerado um distrito e entrava na sua fase de florescência, com igreja, vigário e até Cartório de Paz. À época, a região pertencia a Pará de Minas e a paróquia de Mariana. A primeira escola pública fundada no município em 1950 e recebeu o nome de “Escola Isolada Pedro Bambirra” em homenagem ao primeiro professor do povoado, Pedro do Amaral Bambirra, que lecionava em sua própria casa. Mais tarde, o local foi rebatizado como Escola Estadual de São Joaquim de Bicas.

No ano de 1995, os moradores de São Joaquim de Bicas tiveram a realização de um sonho, a emancipação do município. O requerimento foi de autoria do Deputado Estadual Dinis Pinheiro, e em 22 de outubro, foi realizado um plebiscito para que população decidisse se São Joaquim de Bicas de deveria ser emancipada ou não. Na votação, compareceram 44.042 eleitores, com 3.809 votos a favor e 103 contra.

  

Principais Dados:

Distância de Belo Horizonte: 42 km.

Municípios Vizinhos: Igarapé, Betim, Brumadinho, Mário Campos.

Extensão Territorial: 72,455 km².

Principais cursos d’água: Rio Paraopeba.

Principais rodovias: BR-381.

População: 25.619 habitantes (Censo 2010)

Atual prefeito: Luciano Gustavo do Amaral Passos - PR (2013 – 2016)

Eleitorado: 15.917 (TRE Novembro 2010)

  

Prefeitura Municipal de São Joaquim de Bicas:

Endereço da Prefeitura: Av. José Gabriel de Resende, 340, Tereza Cristina. Cep: 32.920-000

Telefone Geral: (31) 3534-9000

Portal: www.saojoaquimdebicas.mg.gov.br

PUBLICIDADE