Exposições, ações educativas e programa de gratuidade prometem agitar o feriado no Instituto

Uma das opções de passeio para este feriadão é o Instituto Inhotim, em Brumadinho. O museu está com uma programação variada para a Semana Santa. Ele irá funcionar nos dias 19,20 e 21 de abril, das 9h30 às 17h30.

Para quem ainda não visitou a obra Spider, de Louise Bourgeois, esta vai ser a chance perfeita. A escultura da aranha gigante, que faz parte da Coleção Itaú Cultural, é uma das obras mais emblemáticas da arte internacional na virada para o século XXI e fica exposta no Instituto até o dia 28 de abril, na Galeria Mata. Das 10h às 12h e das 14h às 16h, haverá a Mediação em Ponto, quando um educador estará no local para receber os visitantes e apresentar o trabalho da artista, assim como seu simbolismo.

Outro destaque é a oficina Experimentação de Pigmentos Naturais, em comemoração ao Dia Mundial da Terra, celebrado em 22 de abril. A data foi criada para incentivar a reflexão sobre o uso dos recursos naturais e o cuidado com o ambiente. No museu, o
público vai poder experimentar a técnica de produção de pigmentos a partir da natureza, bem como conhecer sua relação com a arte e história ao longo do tempo. Essa atração acontece até 27/4, das 10h às 12h, no Espaço Tamboril.

Outra pedida é a Visita Panorâmica. Ela explora várias possibilidades de percurso pelo Museu e Jardim Botânico, proporcionando conhecimento sobre a história do Instituto e inspiração para os visitantes seguirem seu próprio roteiro ao final do passeio. A visita acontece em dois horários, às 11h e às 14h, com saída da recepção. Acesse a programação completa do Inhotim neste link.

No feriado (de 19 a 21/4), o Inhotim funciona das 9h30 às 17h30, com ingressos a R$ 44 (inteira) e R$ 22 (meia entrada).

Programa de gratuidade

O Instituto está cadastrando moradores de Brumadinho para o programa Nosso Inhotim, que garante gratuidade no Museu e 50% de desconto nos eventos realizados pelo Instituto. Uma vez por mês, equipes do Inhotim vão promover o registro presencial dos moradores. O último ocorreu nos dias 12 e 13 de abril.

Acesso ao Inhotim

De acordo com o Inhotim, estão liberados os acessos pela BR-381 e via BR-040, passando por Retiro do Chalé ou Piedade do Paraopeba. Apenas a estrada que liga Casa Branca a Córrego do Feijão, afetada pelos rejeitos que vazaram após o rompimento da barragem da Vale em janeiro, permanece fechada.

Para chegar ao Instituto, localizado a 60 km de Belo Horizonte, é possível pegar uma das vans oferecidas pela Belvitur, operadora de turismo e eventos do Inhotim, que saem da Savassi. Há também a opção dos ônibus da Saritur, com saída da rodoviária. Mais informações clicando aqui.

Com informações do Inhotim.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here