Inscrições serão em 16 e 17 de maio. Prova será nos dias 3 e 10 de novembro

Os pedidos de isenção para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 podem ser feitos a partir desta segunda-feira (1º). A data-limite é até o dia 10 de abril e a solicitação deve ser feita no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Têm direito à gratuidade na inscrição: candidatos que estejam no último ano do ensino médio na rede pública; que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou tenham sido bolsistas na rede privada, com renda per capital igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

De acordo com informações divulgadas pelo Inep, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. O resultado sairá no dia 17 de abril. Mesmo os que conseguirem a gratuidade deverão fazer a inscrição regular, como os demais.

Neste ano a prova será realizada em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições deverão ser feitas entre 16 e 17 de maio, com taxa de R$ 85 (em 2018 o valor foi R$ 82).

Mudanças

Em 2019 os lanches levados pelos candidatos serão revistados. A prova passa a ter linhas para rascunho da redação, espaço para cálculos no final do caderno de questões e, no ato da inscrição, surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

No dia 3 de novembro, o exame terá duração de 5h30 com provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Já no dia 10, a avaliação será por 5h, com testes de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Calendário

• Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
• Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
• Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
• Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
• Pedido de atendimento especial (pessoas com deficiência, lactantes, entre outros): 6 a 17 de maio
• Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio
• Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
• Inscrições: 6 a 17 de maio
• Provas: 3 e 10 de novembro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here