Mais de duzentas vacinas contra Covid-19 são perdidas em Igarapé

0
533
Segundo a prefeitura, Arnaldo Chaves já fez contato com o Governo do Estado solicitando a reposição emergencial das vacinas. Foto: PMI/ Divulgação.

Pane elétrica em um dos refrigeradores que armazenam o imunizante indica ser o motivo da perda dos medicamentos

Após receber mais uma remessa da CoronaVac, na semana passada, Igarapé também tinha planos de continuar a imunizar idosos, como tinha iniciado na última sexta-feira (12) de fevereiro.

Contudo, nessa segunda-feira (15), funcionárias responsáveis pela aplicação da vacina, ao chegarem na policlínica da cidade para dar início ao expediente, se deparam com a temperatura do recipiente, no qual estavam os imunizantes, maior do que o indicado para o armazenamento, o que poderia prejudicar a eficácia do medicamento.

O jornal entrou em contato com a Prefeitura de Igarapé para solicitar esclarecimento sobre a quantidade de vacinas que possivelmente foram prejudicadas. Pouco tempo depois, a prefeitura enviou uma nota esclarecendo todo o ocorrido.

Segundo o texto, “Igarapé perdeu 229 doses da vacina CoronaVac, devido a uma pane em um dos três refrigeradores da sala de vacinas, localizada na Policlínica Inácio Caetano de Andrade, no centro da cidade”.

Ainda de acordo com a nota, “o problema ocorreu nesse último fim de semana (13 e 14) e só foi constatado na segunda-feira, 15, quando as funcionárias da equipe de vacinação iniciaram seu turno de trabalho e verificaram que o equipamento estava com temperatura alterada, registrando 36,6 graus, quando não deveria passar de 8 graus”.

O secretário municipal de Saúde, Leonardo Barberá, informou que a Prefeitura acionou a empresa responsável pela manutenção, que esclareceu que o termostato do refrigerador foi acometido por um raro defeito, que, segundo informou, em mais de 30 anos de trabalho e mais de 500 manutenções, constatou apenas cinco semelhantes até hoje.

“Esta situação deixou todos nós da administração municipal totalmente consternados. Estamos empenhados no combate à covid-19 em nossa cidade e o ocorrido interrompeu nossa campanha de vacinação”, afirmou o secretário.
A prefeitura também solicitou colaboração das polícias Militar e Civil para identificar possíveis responsáveis.

Doses

O município recebeu do Governo de MG três lotes com os imunizantes, sendo 210 doses da vacina Astrazeneca, e 604 doses da vacina Coronavac – 402 destinadas à aplicação de primeiras doses e 202 para as segundas doses.

Do total de doses de Coronavac, até a sexta-feira (12), já tinham sido aplicadas 375, sendo que 284 pessoas no município já tinham recebido a primeira dose da vacina e outras 91 tiveram o ciclo de imunização concluído com a aplicação da segunda.

Barberá também informou que o prefeito Arnaldo Chaves (PP) já fez contato com o Governo do Estado solicitando a reposição emergencial das vacinas.

Covid-19

No município, até o fechamento desta edição, há 1.330 confirmados de Covid-19. Desse total, 822 pessoas já se recuperaram e 483 estão sendo acompanhadas. Em Igarapé, 25 pessoas tiveram como causa da morte a doença provocada pelo novo coronavírus.