Emissão de documentos e capacitação profissional para afetados pela chuva ocorre em Betim

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A sede da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) fica na rua Tito Pedrosa, 55, Centro, Betim. Foto: Facebook PDB/ Divulgação.

Segundo o membro da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Antônio Carlos de Matos Rocha, “será uma ação específica, para amenizar o sofrimento dessas pessoas”

A Prefeitura de Betim promove nesta segunda-feira (10) até amanhã (11), atendimento específico às pessoas que, além de perderam bens e moradia em razão das chuvas, também enfrentam a falta de documentos pessoais e o desemprego. A iniciativa, que ocorre na Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), visa realizar orientações, cadastrar essas pessoas, emitir novos documentos e direcioná-las para recolocação no mercado de trabalho. O atendimento ocorre das 8h às 17h, na sede da Seter.

A secretária de Assistência Social, Fabiane Patrícia Quintela, esclarece que a ação direcionada aos afetados pelas chuvas é resultado de um trabalho in loco, que resultou na necessidade de inserção das vítimas na política de trabalho, emprego e economia. “Ao percorremos os territórios atingidos, observamos que essas pessoas precisam de um olhar diferenciado e ações de intervenção, que visem o restabelecimento social delas. Isso vai além de garantirmos acesso à moradia. Por isso, visando inseri-las na política de assistência social, estaremos colocando à disposição dessas pessoas todos os programas disponíveis pela política de trabalho, emprego e renda como: emissão de documentos, cadastros em vagas de emprego e em cursos de capacitação profissional”, explica.

Fabiana reforça que estamos diante de um cenário emergencial, e por isso há indispensável priorizar os moradores que estão nas áreas de risco e vulnerabilidade social. “Daremos continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde 2017, para que os moradores de Betim tenham acesso às oportunidades de geração de renda. Por isso, além das nossas vagas diárias, programas e cursos já disponíveis, também estaremos realizando um pré cadastro, para que essas pessoas sejam priorizadas no preenchimento das 1.200 vagas, que, em breve, teremos disponíveis para cursos de capacitação, que serão ofertados pela Prefeitura de Betim, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC)“, finalizou.

Segundo o superintende da Seter, Antônio Carlos de Matos Rocha, esse trabalho tem como meta prestar assistência de toda espécie às vítimas das chuvas. “Será uma ação específica, para amenizar o sofrimento dessas pessoas. Vamos oferecer todo o aparato necessário para atender e priorizar essas pessoas nesse momento tão difícil, isso é fazer política social”, explica.

PROCEDIMENTO

Nos dias em que o evento ocorre, todas as pessoas receberão apoio para emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e outros documentos. Os cadastros desses indivíduos na Seter serão atualizados, para que assim possam ser encaminhados para entrevistas de emprego ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE-Betim) e passarão por cursos de qualificação de mão de obra na unidade. Além disso, o cadastro também irá servir para programas de geração de emprego e renda da Seter, como por exemplo, o Agende e o Jovem do Bem.

Outras ações estão sendo promovidas. As secretarias municipais de Ordenamento Territorial e Habitação e de Assistência Social estão cadastrando pessoas afetadas para receber o benefício do Aluguel Social. O cadastro no CadÚnico, para recebimento do Bolsa Família, também está disponível.

A sede da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) fica na rua Tito Pedrosa, 55, Centro, Betim. Mais informações (31) 3531-1268.

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