Prefeito de Betim fala sobre aeródromo e medidas adotadas contra a Covid-19

0
364
Vittorio Medioli (PSD) iniciou o ano emitindo diversos decretos (pag.), para tentar conter o crescimento de casos de Covid-19 na cidade, como evitar aglomerações de pessoas em festas. Foto: Edson Dutra.

Em 15 dias de novo mandato, Vittorio Medioli já assinou decretos que visam evitar aglomerações

Após assumir o cargo de Prefeito Betim por mais quatro anos, Vittorio Medioli (PSD) iniciou o ano emitindo diversos decretos (pag.), para tentar conter o crescimento de casos de Covid-19 na cidade, como evitar aglomerações de pessoas em festas. Mas além disso, o prefeito também obtém planos maiores para o município e pretende apresentá- los em breve à população.

Em entrevista à Folha Vale do Paraopeba, o político revelou que o período de transição para o novo mandato foi tranquilo e sem muitas mudanças. Até mesmo nos cargos de secretários e secretárias não houve nenhuma alteração.

“O período de transição, que não gerou muita alteração, foi basicamente os 45 dias entre a eleição e o final de dezembro. Neste tempo, traçamos os projetos para os próximos 4 anos. E já fechamos para 2021 planos de grande impacto. Em breve disponibilizaremos à população um cronograma de obras “, disse Medioli.

Aerodrómo

Nesta gestão, o prefeito também se demonstrou confiante para o começo das obras de estrutura do Aeródromo Inhotim, no bairro Bandeirinhas. “Havia um projeto em fase de avaliação em 2018, mas as obras não começaram, apenas o cercamento. Contudo, o empreendimento evoluiu para uma dimensão muito maior do que no início, cresceu em valor, no alcance e no território em até três vezes”, explicou.

Ele destaca que a sondagem, cercamento, levantamento e o próprio projeto estão em andamento, mas que agora no período chuvoso a obra ainda não pode ter início.

Ainda segundo o chefe do executivo municipal, empresas que chegaram na cidade como Amazon, FedEx e B2W, gigantes do mercado e-comerce (vendas online), viram no projeto do Aeródromo um incentivo a mais na hora de decidir aonde querem montar os centros de distribuição. “É um projeto consistente, que não depende de recursos públicos, mas sim de investimentos privados, o que faz com que a confiança na conclusão da obra seja ainda maior. Além de já conter autorização da Anac e um plano de impacto de vizinhança”.

Medioli ainda afirmou que mais empresas estão para chegar em Betim assim que as obras da estrutura forem iniciadas. “As obras devem começar nos próximos meses, no máximo em julho e agosto, e com certeza será umas das maiores já feita em Minas Gerais, sendo concluída em até 2 anos e meio”.

Segundo informações, o investimento privado para o fundo de financiamento do aeródromo é de aproximadamente R$ 160 milhões. Durante os trabalhos, 15 mil empregos devem ser gerados.

Vacina

O administrador do município também comentou sobre a reunião que teve com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) e com o diretor do Instituto Butantan, no fim do mês passado, na qual demonstrou interesse em adquirir doses da vacina Corona Vac, da chinesa Sinovac, em parceria com o instituto de paulista.

Recentemente, o Butantan* emitiu dados da eficácia geral da vacina de 50,38%. Sobre esse dado, o prefeito diz que a notícia é animadora, mas que tem buscado mais explicações sobre os imunizantes que estão surgindo, pois diversas informações trazem junto muita confusão.

“Algumas vacinas precisam de 70° negativos para conservação, a vacina da Sinovac precisa de um refrigerador que trabalhe com bem menos, talvez este seja o motivo que resulta na menor eficácia comparada com as outras. Mas ainda é melhor que nada. Eu já tinha entrado em contato com João Doria e solicitado a ele que interferisse junto ao Butantan para disponibilizar, mediante o pagamento, a vacina Corona Vac. Se tem o efeito de 50%, e com o custo baixo já ajuda a diminuir a força dos sintomas, igualmente quando tomamos as vacinas de gripes, enfatiza o prefeito. E continua. “Se tivermos as 10 mil doses do Butantan eu vou aceitar e direcioná-las aos profissionais da saúde”.

Combate à Covid-19

Ao final, o prefeito comentou sobre as medidas que vem tomando contra à Covid-19, já que o média de óbitos diminuiu, mas a de contaminados teve um aumento nos últimos meses. “Nós temos um controle muito pontual da doença na cidade, e as medidas são tomadas com muita precisão. Não agimos com nenhuma atitude que fechasse o comércio totalmente, nós mantivemos abertos com horário reduzido. Pois assim, não diminuímos tanto a renda do comerciante, nem geramos desempregos. Belo Horizonte fechou tudo, nós não fizemos isso”.

A respeito do aumento de casos, Medioli elucida que além de mais testes estarem sendo feitos pelo SUS, o que consequentemente aumenta também mais o número de casos comprovados, já que mais pessoas estão sendo testadas, a taxa de contaminação sofreu elevação devido às comemorações de fim de ano e festas clandestinas.

“O ‘boom’ de casos confirmados não é pelo transporte público, como dizem por aí, essa elevação é por conta das reuniões comemorativas de fim de ano, muitas ilegais. Dentro dos coletivos as pessoas já estão mais educadas, de máscaras e se higienizando como deve, e é por isso que expedimos os últimos decretos com as restrições de horários para alguns estabelecimentos”, conclui

*Nesse domingo (17), por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da Corona Vac e da vacina de Oxford contra a Covid-19. A decisão depende de publicação no Diário Oficial e de comunicação aos laboratórios para entrar em vigor.

A maioria na direção da agência foi alcançada às 14h54, quando o diretor Alex Machado Campos tornou-se o terceiro a votar favoravelmente à imunização em caráter emergencial com as duas vacinas.

Na manhã desta segunda-feira (18), governadores se encontraram com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para adquiriram as doses do imunizante em um ato simbólico. Durante o encontro, Pazuello confirmou que a vacinação nos estados começa hoje mesmo. (Com informações, Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here