Prefeitura anuncia pacote de obras

0
592
Finalização do ginásio municipal é uma das intervenções programadas. Foto: Ascom/ S. J. Bicas.

Previsão é que intervenções sejam finalizadas ainda em 2019

Um pacote de obras de infraestrutura será executado em São Joaquim de Bicas ainda em 2019. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o anúncio das intervenções foi feito pelo prefeito, Guto Resende.

Um dos destaques é a finalização do ginásio municipal, cujas obras estão em ritmo acelerado, conforme a prefeitura. A previsão é que o espaço seja concluído até o mês de novembro.

Outra ação prevista é a reforma do posto de saúde do bairro Nossa Senhora da Paz. As obras também já começaram e devem ser finalizadas até outubro.

Já os moradores do bairro Vale do Sol vão receber ligações de água encanada e tratada. Segundo a prefeitura, as primeiras já começaram a ser feitas. Mais de 500 famílias serão beneficiadas com a ação, totalizando mais de duas mil pessoas. Este é o oitavo bairro a receber água encanada. Já foram executadas obras semelhantes no Açoita Cavalo, Copazinha, Imperador, Itatiaia, Primavera, Serra Dourada e Serra Verde.

O pacote de obras também inclui a revitalização das praças da cidade. A primeira, já entregue, foi a praça da Escola Estadual Geralda Eugênia, local frequentado por estudantes. Na segunda semana de julho a praça do bairro São Joaquim foi a que começou a receber as intervenções.

Crise financeira

Devido a crise econômica enfrentada pelo país e aos atrasos nos repasses, a prefeitura precisou tomar medidas para contenção de gastos, logo no início de 2017, conforme confirmado pelo prefeito, Guto Resende, em entrevista à Folha Vale do Paraopeba no mês de maio (clique aqui para ver). Segundo ele, os cortes possibilitaram que agora, em 2019, as obras pudessem ser executadas.

“Quando assumi a prefeitura foi angustiante a situação financeira que encontrei. Mas decidi que superaríamos todas as dificuldades e poderíamos fazer diferente, lançando um pacote de obras que vai trazer melhorias para todos moradores da cidade”, destacou Resende.

Prefeitura antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores

Os servidores municipais de São Joaquim de Bicas receberam a primeira parcela do 13º salário antecipadamente. Os valores foram depositados nas contas dos servidores no dia 12 de julho.

O pagamento foi autorizado pelo prefeito Guto Resende no início de julho. “Decidimos adiantar o pagamento porque o município se planejou para isso. Realizamos medidas importantes de austeridade o que nos permitiu ter condições financeiras de fazê-lo. Isso é um reflexo de uma boa e responsável gestão dos recursos públicos, pensada nos nosso funcionalismo”, afirmou.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o adiantamento vai injetar recursos na economia local, movimentando os setores de comércio e serviços. “Num momento onde a economia do país passa por uma situação delicada, ter esses recursos injetados diretamente no comércio e nas indústrias é de extrema importância”, informou o Executivo municipal, por meio de nota.

Escola ganha laboratório de informática

A Escola Municipal Ildeu Gabriel de Resende, no bairro Nazaré, em São Joaquim de Bicas, vai contar com um laboratório de informática ainda no segundo semestre. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, os dez computadores que irão compor o espaço foram entregues à instituição no dia 5 de julho.

A ação faz parte do Programa de Inovação Educação Conectada, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O programa que estimula a inclusão digital, tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

De acordo com informações repassadas pela secretaria Municipal de Comunicação, o intuito é que o programa seja levado para outras escolas da cidade.

“O processo de inclusão digital nas escolas acontece de forma gradativa e contínua. Ele é fundamental para aperfeiçoar nossas práticas pedagógicas além de abrir um universo de possibilidades e conhecimentos para nossos alunos e profissionais” explica a secretária de Educação, Eunice Maia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here