Devido a previsão de chuva intensa, Prefeitura de Betim decreta ponto facultativo para sexta-feira (24)

0
356
Em janeiro deste ano, depois de uma forte tempestade um carro foi arrastado pela correnteza para dentro do córrego Guandu, em Betim. Foto: Ronald Silveira.

Sendo assim, as repartições públicas do município não irão funcionar, exceto serviços de urgência e emergência

A Prefeitura de Betim emitiu um nota oficial decretando ponto facultativo nesta sexta-feira (24). O motivo é a previsão de chuva forte confirmada pelo Instituto Nacional de Nacional de Meteorologia (Inmet), para região metropolitana de Belo Horizonte.

Desta forma, amanhã, as repartições públicas do município não irão funcionar, exceto serviços de urgência e emergência. A administração municipal orientou as empresas, indústrias e comércios locais a fazer o mesmo, como medida de segurança para os trabalhadores. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência estarão fechadas. Os Centros de Referência em Saúde Mental funcionaram em escala mínima.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Regional estarão funcionando normalmente. As equipes médicas e de enfermagem das UBS estarão de sobreaviso caso seja preciso reforçar os quadros das unidades de urgência e emergência. Os Centros Populares de Cultura (CPC) a Casa da Cultura e os museus municipais não irão funcionar.

“Pedimos a compressão dos empresários e empregadores para adequar o horário do expediente, a fim de liberar os funcionários antes do pico da chuva, que tem previsão para às 16h. A prefeitura vem trabalhando para minimizar os efeitos da chuva e garantir a segurança da população”, esclarece a nota.

Segundo a meteorologista da Inmet, Anete Fernandes, a previsão é de 100 milímetros de chuva durante todo o dia, nesta sexta. “A chuva de amanhã (24), ao que tudo indica, será como a de hoje (quinta-feira). Então essa quantidade prevista será distribuída durante o dia todo, diferentemente do último domingo (19), quando em Contagem-MG, em poucas horas, choveu uma grande quantidade”, explica a meteorologista.

Ela ainda alerta que a chuva contínua faz com que áreas com risco de desabamento sofram acúmulo de água. “Pessoas com moradias em barrancos de terra ou próximos a córregos devem tomar muito cuidado. Pois este cair da água sem cessar é um perigo para locais propícios a deslizamentos”, finaliza. 

Além do ponto facultativo, a prefeitura ainda destacou as ações que estão sendo feitas pela administração municipal para enfrentar o grande volume de chuvas previsto para as próximas horas em Betim. Como a criação de um Gabinete de Ações Emergenciais montado para monitoramento da cidade, administrações regionais de plantão para atender a população, reforço do efetivo da Defesa Civil, Transbetim e Guarda Municipal nas ruas, entre outras.

Alerta máximo

Segundo o prefeito Vittorio Medioli, Betim se preparou para o período das chuvas, mas ainda assim a população deve ficar alerta, já que com chuvas intensas, é inevitável que a água suba rapidamente. “Poderá haver risco de transbordamento em alguns pontos. Betim se preparou ao longo dos últimos três anos. Nós fizemos desassoreamento e limpeza nos principais cursos hídricos que escoam as chuvas. Fizemos um preparo adequado as nossas capacidades. Esperamos passar por este período sem nenhum tipo de dano que coloque em risco a vida da população”, destaca.

 

Fique atento aos Pontos de apoio disponibilizados pela prefeitura

A população terá à disposição pontos em que poderá se abrigar e passar a noite em todas as regionais da cidade. São eles:

Regional Centro: Cras Bandeirinhas; avenida Fausto Ribeiro da Silva, 576, bairro Bandeirinhas.

Regional Imbiruçu: Escola Municipal Israel José Carlos – CAIC; avenida Nova York, 341, bairro Capelinha e Escola Estadual Cecília Meirele; rua Carajá, bairro Laranjeiras.

Regional Alterosas: Antigo prédio da escola Sebastião Ferreira; rua Minas Siderúrgica com avenida Filadélfia, bairro Parque das Indústria.

Regional PTB: E. M. Maria Mourici Granieri; rua José Martiniano de Souza, 250, bairro Guanabara.

Regional Norte: Escola Mário Marcos Tupinambá; avenida Hibisco, 125, Alto das Flores e Escola Antônio Tereza; rua Minas Gerais, 170, bairro Senhora das Graças.

Regional Citrolândia: Cras Alto Boa Vista; rua Ana Neri, 151, Santa Izabel ou E.M. Edgar Groot; rua Geraldo José Vieira, 21, Citrolândia.

Petrovale: E.M. Edivaldo Faleiro Águia; rua Diógenes, 21, Jardim Nazareno.

Regional Teresópolis: Complexo Esportivo Riccardo Medioli; rua Dulce Brandão, 52, Jardim Brandão.

Regional Vianópolis: Galpão da Rua Ary Barbosa da Silva, ao lado da UBS Vianópolis.

Regional Icaivera: Escola Municipal Maria Elena da Cunha Braz (rua Eyrussu, 75 ou Escola Estadual João Guimarães Rosa; avenida Sycaba, 1200.

A Superintendência Municipal de Defesa Civil alerta sobre os pontos tidos como de risco, sujeitos a alagamentos e inundações na cidade.

· Avenida Cordiline – Bairro Senhora de Fátima;
· Rua da Pedreira – Córrego Goiabinha;
· Avenida Marco Túlio Isaac – Altura da Bacia;
· Av. Edméia Mattos Lazzarotti – Shopping Monte Carmo;
· Córrego do Bairro Icaivera;
· Avenida Guandu – Bandeirinhas.

O órgão elucida à população que fique em casa, dada a intensidade de chuva prevista para os próximos dias. Em caso de emergência, ligue para Defesa Civil: 3594-1201/ 199.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here