Prefeitura de Igarapé inicia mudança para o antigo prédio do “Magalhães”

0
694
E. E. Prof. Mª de Magalhães Pinto - Patrimônio tombado. Foto: Prefeitura de Igarapé/ Divulgação.

A previsão é de que até o inicio do ano que vem a sede da Administração Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente já estejam no novo endereço

O Arquivo e a Fiscalização da prefeitura de Igarapé mudaram de endereço. Agora, funcionam no antigo prédio da Escola Estadual Professora Maria de Magalhães Pinto. A previsão é de que até o início de 2020, após reforma no espaço, a sede da prefeitura e outros órgãos municipais que funcionam em imóveis alugados sejam transferidos para o mesmo local. O corte na despesa com aluguéis vai gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 300 mil aos cofres públicos.

No dia 7 de agosto, a prefeitura divulgou edital de licitação para a escolha da empresa que fará os ajustes no imóvel, obra que inclui pintura das paredes e troca da fiação elétrica.

“A reforma prevê o mínimo para o funcionamento adequado. É preciso a pintura porque as paredes estão muito sujas. Já a adequação na parte elétrica é necessária porque é muito antiga e não comportaria a instalação dos computadores, além de trazer segurança ao patrimônio tombado”, explica a secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Eliane Resende Morán Menezes.

Além da prefeitura não dispor de dinheiro, acrescenta a secretária, “parte da antiga sede da Escola Magalhães é tombada pelo patrimônio histórico”, condição que restringe alterações no projeto arquitetônico do prédio.

Novo endereço

Pelo projeto inicial, serão transferidas para o antigo prédio da escola Magalhães, a secretaria municipal de Meio Ambiente e a sede da prefeitura, que abriga Procuradoria, Controladoria, gabinete do prefeito e, ainda, as secretarias de Governo, Fazenda, Administração e Recursos Humanos, Infraestrutura e Serviços Urbanos (Obras).

Parceria

A antiga instalação da Escola Estadual Professora Maria de Magalhães Pinto, que abrigará a sede da prefeitura de Igarapé, fica na avenida Governador Valadares, 447, no Centro.

O prédio é fruto de uma parceria firmada entre a prefeitura e o governo do Estado, em 2009. Na ocasião, governo estadual doou o prédio da escola à prefeitura em troca de terreno para construção de novas instalações para a escola Magalhães.

O terreno de 5 mil m², desapropriado e comprado pela prefeitura, no valor de aproximadamente R$ 910 mil, que hoje abriga o atual prédio da Escola Magalhães, fica no bairro Cidade Jardim, próximo ao Fórum de Igarapé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here