Viu as notícias sobre crescimento industrial, previsão de mais trabalho e crescimento econômico para nossa região? Mais motivos para se cuidar e pensar na imagem profissional, concorda? Então vamos ver como seu estilo pode te ajudar no trabalho? São técnicas, práticas e teorias que valem a pena conhecer!

O que é dress code?

O dress code pode ser definido como um código de vestimenta que tem o objetivo de ordenar o visual. Esses códigos de vestuário são usados por diversas razões. Por exemplo: o uso de uniforme pode ser solicitado aos trabalhadores para comunicar uma imagem corporativa mais séria e facilitar a sua identificação por parte dos clientes. Por outro lado, esse código pode ser criado com o intuito de promover a saúde e a segurança. No caso de profissionais que trabalham em funções de risco a organização precisa de uma regra para que se utilizem roupas e acessórios de proteção.

Enfim, as organizações têm diferentes objetivos, logo, é necessário que os colaboradores observem atentamente os colegas e o padrão interno. Isso porque esse código pode ser intrínseco — mas nem por isso menos importante.

Qual a importância do dress code no ambiente de trabalho?

Apesar de frases que dizem que “não se deve julgar um livro pela capa”, nem sempre isso funciona em um ambiente corporativo. Vou explicar o porquê. O vestuário, querendo ou não, comunica uma mensagem. Ele é responsável por refletir valores predominantes na organização. Ou seja, ele comunica a mensagem e o posicionamento da empresa perante os seus clientes e a comunidade em que está inserida. Além disso, o visual também reflete a demanda externa. Por exemplo: em um local frequentado por clientes que esperam integridade e profissionalismo, o dress code provavelmente será formal.

Enfim, esses códigos de vestimenta são responsáveis por transmitir uma imagem que posiciona o negócio, bem como tradições e valores defendidos pela organização. Por isso eu digo: preocupe-se sempre em se vestir adequadamente e de acordo com o seu ambiente de trabalho.

Dessa forma, você não será pego (a) de surpresa caso haja, no meio do dia, uma reunião inesperada, um convite para conhecer um novo cliente ou até fazer alguma apresentação no setor em que atua. Lembre-se de que a sua aparência é o seu cartão de visitas.
Isso tudo não quer dizer que você precisará usar um terninho completo todos os dias. Muita calma nessa hora, pois apresentar atitude também pode ser necessário dependendo da atividade. Observe o ambiente, se cabe formalidade, informalidade ou casualidade. Bom senso é a palavra da vez. Boa sorte e bom trabalho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here