Atividades sobre educação ambiental serão desenvolvidas no Parque Felisberto Neves

Atividades lúdicas, trocas de experiências, trilhas ecológicas, músicas e palestras. Essas são algumas das metodologias aplicadas pelo programa Sementes do Bem, destinado a capacitar em educação ambiental os profissionais dos Centros Infantis Municipais (CIM) e creches conveniadas de Betim. O sexto bloco, formado por representantes de 15 instituições educacionais, fará o treinamento de 1º a 5 de abril.

Eles aprenderão a desenvolver projetos de educação ambiental para dentro e fora de sala de aula. Assimilarão também técnicas para aumentar o envolvimento e o engajamento das crianças nas atividades ambientais.

O “Sementes do Bem” foi implantado pela prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmad), em fevereiro de 2018, e já capacitou 1.630 educadores da rede infantil. Ao todo, 64 instituições de ensino infantil, centros infantis municipais (CIM) e creches conveniadas, que reúnem quase dez mil alunos, já aplicam, no dia a dia, as práticas sustentáveis ensinadas pelo programa.

“Pretendemos atender todas as unidades infantis do município e, até o final dessa gestão, vamos trabalhar também com as escolas municipais do ensino fundamental” completa o secretário de Meio Ambiente, Ednard Tolomeu.

De acordo com o educador Ebner Mansur, da Divisão de Educação Ambiental, as crianças já beneficiadas pelo programa apresentam mudanças nos hábitos durante o período letivo, como depositar o lixo nas lixeiras identificadas, separando-os corretamente, e participam da conservação e limpeza de suas escolas. Ele reforça que há também o envolvimento das famílias. “Os pais levam óleo usado para ser reaproveitado na fabricação de sabão”, exemplificou.

Interatividade

O Sementes do Bem – Educação Infantil é uma ação da Semmad, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe). Ele fomenta a interatividade da criança com o meio ambiente. O projeto qualifica os profissionais da Semed a utilizarem diferentes formas de motivar os alunos e aplicar em sala de aula as melhores ferramentas para despertar a sensibilidade e a curiosidade nas crianças, transformando-as em indivíduos multiplicadores das práticas e ideias sustentáveis.

6º Bloco de educadores do programa Sementes do Bem
Data: 1º a 5 de abril
Local: Parque Felisberto Neves – Centro de Educação Ambiental (avenida Edméia de Mattos Lazzarotti, 3.000, Ingá).
Horário: das 7h às 17h

Escolas contempladas:
Centro Infantil Municipal José Alves Pinto – Bueno Franco
Instituto Infantil Maurivar Rosa – Jardim Alterosas
Creche Comunitária Recanto da Esperança – Parque da Indústrias
Creche Comunitária Paraíso Infantil – Jardim Alterosas
Creche Anália Franco – Niterói
Centro Infantil Municipal Santa Inês – Santa Inês
Creche Comunitária Caminho Para Crescer – Cachoeira
Centro Infantil Municipal Sementes do Amanhã – Capelinha
Centro Infantil Municipal Pequeno Príncipe – Laranjeiras
Creche Comunitária Bom Pastor – Imbiruçu
Centro Infantil Municipal Wilma da Costa Pinto Afonso – Vila das Flores
Centro Infantil Alto das Flores – Alto das Flores
Centro Infantil Municipal Enis de Souza Soares – Renascer
Instituto Educacional Didática – Jardim Teresópolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here