Show de Lenine abre programação do Inhotim em 2019

0
472
Cantor pernambucano empolgou o público com suas canções. Foto: William Gomes.

Museu quer contribuir para o resgate da dignidade de Brumadinho, impactada pela tragédia do rompimento da barragem em janeiro

O cantor Lenine abriu a programação cultural do Instituto Inhotim, em Brumadinho, no dia 27 de abril. O evento atraiu mais de duas mil pessoas no gramado próximo ao Magic Square, de Hélio Oiticica e reforçou o papel do museu no resgate da alegria da cidade, fortemente impactada após o rompimento da barragem da Vale, em janeiro. A tragédia deixou 233 mortos e 37 desaparecidos até o fechamento desta edição.

“A possibilidade de reverberar que isso aqui (Inhotim) não sofreu com a tragédia é uma prova do lado bom do ser humano”, disse Lenine. Para ele, a arte tem um papel fundamental na reestruturação emocional das pessoas, principalmente após serem impactadas por uma tragédia, como a que aconteceu no início do ano. “A arte cura. Ela é sanidade, conscientização planetária. É uma das coisas mais belas que o ser humano já produziu”, completou.

De acordo com o diretor-presidente do Inhotim, Antônio Grassi, o museu tem buscado aumentar o número de visitantes, reduzido em cerca de 40% após a rompimento da barragem em janeiro. Ele reforça que os acessos estão liberados e que o instituto foi avaliado por Defesa Civil e corpo de Bombeiros, como estando em um local seguro. Segundo Grassi, é importante as pessoas visitarem o Inhotim até mesmo para ajudar a cidade a se reerguer após a tragédia.

“Estamos abertos, vivos e funcionando. O contato com a arte e com as ciências humanas tem sua importância para restaurar a autoestima. Além disso, ele gera emprego e renda. O Inhotim transformou Brumadinho depois que foi instalado aqui e queremos continuar contribuindo para a cidade, ainda mais neste momento”, destacou.

Nosso Inhotim

Uma iniciativa do museu para beneficiar os moradores de Brumadinho foi a criação do Nosso Inhotim. O programa concede gratuidade na entrada do parque e descontos de 50% nos eventos especiais para quem reside na cidade. Até o fechamento desta edição, mais de duas mil pessoas já haviam sido cadastradas.

Uma vez por mês, equipes do Inhotim irão promover o registro presencial dos moradores. O próximo será nos dias 10 e 11 de maio, na Praça da Rodoviária, de 10h às 14h. O morador deverá levar comprovante de residência e documentos pessoais.

Orquestra Filarmônica

Um dos destaques da programação de maio será o concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no dia 12. A apresentação será no Dia das Mães, em homenagem a elas. O concerto será às 11h, gratuito para visitantes do Instituto.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here