Reajuste no preço das passagens pode ocorrer a partir de março, conforme necessidade a ser analisada pela Ecos

Uma audiência pública no dia 25 de janeiro vai apresentar à população os estudos que especialistas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) realizaram sobre o transporte público municipal. O evento será no auditório da prefeitura às 18h, onde os participantes poderão apresentar propostas e tirar dúvidas sobre o tema.

As mudanças apontadas pelo estudo começarão a ser implementadas a partir de março. De acordo com a diretora executiva de Transportes e Trânsito da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Transbetim/ Ecos), Vânia Elias, uma delas se refere ao tempo de duração das viagens. “Há a necessidade de equalizar o tempo de viagens que, atualmente, é longo. Vamos executar isso da melhor forma possível”, explicou.

Segundo ela, o estudo apontou outros problemas no sistema, como sobreposição de linhas (quando vans e ônibus passam no mesmo local, enquanto outros ficam desguarnecidos de transporte), melhor gestão dos sistemas de concessão (pela empresa Santa Edwiges) e de baixa capacidade (vans), entre outros que serão detalhados na audiência do dia 25.

Diante das falhas do sistema, Vânia explica que não há como conceder reajuste no valor das passagens. Porém, isso pode ocorrer após a implementação das mudanças, de acordo com avaliação da Ecos.

“Só após a implantação do sistema serão feitos ajustes e será avaliada a necessidade ou não de rever o preço das passagens. Porque essas mudanças mexem em toda a estrutura. Vamps avaliar a planilha de custos e ver se será necessário”, disse.

Participação popular

A população também poderá propor mudanças no transporte público municipal. Para isso, deverá enviar email para audienciatransportebetim@gmail.com até o dia 29 de janeiro, às 18h, colocando também o nome, endereço, telefones de contato e email, além da Instituição que representa, se for o caso.

Já dúvidas sobre a apresentação do Cefet deverão ser registradas em formulário próprio, durante a apresentação, fornecido pelo pessoal de apoio e entregue à mesa para resposta ao final das explicações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here