Veja quem já confirmou pré-candidatura para as prefeituras de Betim, São Jm.de Bicas e Igarapé

0
461
As três cidades mineiras receberam convenções partidárias onde foi anunciado os nomes para pré-candidatos às prefeituras, coligações partidárias e número de vereadores. Foto: Internet.

Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as Eleições Municipais 2020 para 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação.

Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, estão sendo realizadas desde o dia 31 de agosto com a data final até o dia de hoje (16).

Nesse cenário, nas cidades de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas alguns partidos anunciaram em convenções os nomes para pré-candidatos às prefeituras, pré-candidatos a vice-prefeitura, coligações partidárias e número de vereadores. Confira:

Betim

Dr. Vinicius Resende e Fabrício Freire (Rede)

No dia 3 de setembro, o partido Rede Sustentabilidade confirmou como pré-candidato à Prefeitura de Betim o Dr. Vinícius Resende e como pré-candidato a vice-prefeito o empresário Fabrício Freire. A convenção que anunciou a dupla foi realizada de forma presencial, respeitando todas as normas sanitárias, e com transmissão online. Vinícius e Fabrício foram os primeiros candidatos de Betim registrados no Tribunal Regional Eleitoral e, segundo o partido, a dupla consiste em uma “chapa pura e sem coligações, uma dobradinha que reúne todas expectativas fundamentados aos ideais da Rede, onde a prioridade é apresentar um projeto político inovador e ético”. Dr. Vinícius trabalha como médico na saúde pública, foi vereador e é o atual vice-prefeito. Agora ele se une ao empresário do setor comercial, Fabrício Freire, ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Betim. Na cerimônia o partido também aprovou 16 vagas de candidatos a vereador, porém nos próximos dias deverá inscrever mais quatro.

Maria do Carmo e Edson Soró (PT)

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou em uma convenção online, no dia 13 de setembro, a pré-candidatura da ex-deputada federal e ex- -prefeita de Betim Maria do Carmo Lara à prefeitura. Ao seu lado, ela terá como pré- -candidato a vice o advogado e atual presidente do PT na cidade, Edson Soró. O Partido também apresentou 23 candidatos para a disputa de vereadores. Ao longo da convenção, Maria do Carmo destacou a proposta de um programa político em defesa dos direitos da classe trabalhadora. “Mais uma vez vamos mostrar que nosso projeto é diferente de todos, inclui os trabalhadores e as trabalhadoras. E vamos pedir às pessoas que comparem nossos governos com o atual. Vamos fazer esse debate de canto a canto na cidade”, enfatizou. A deputada federal Gleise Hoffmann, presidente nacional do PT, e os deputados federais Patrus Ananias, Dr. Jean Freire e Rogério Correia e as deputadas estaduais Leninha e Beatriz Cerqueira, e a secretária estadual de combate ao racismo Ofélia Hilário também participaram da transmissão.

Júnio Araújo (Solidariedade) e Júlia Pego (PSB)

Também no dia 13 de setembro, o partido Solidariedade oficializou como pré-candidato à Prefeitura de Betim Júnio Araújo e como pré-candidata ao cargo de vice a Dra. Júlia Pego, filiada ao PSB. Para evitar aglomerações, a convenção pôde ser acompanhada pela internet. No evento ainda foi apresentado a coligação “Renova Betim”, formada pelos partidos PMN, PSB e Solidariedade. Júnio agradeceu aos presentes e destacou a necessidade de um prefeito mais perto da população. ‘‘A convenção é uma festa da Democracia, um marco na história da política, onde a Constituição da República teve seu brilho respeitado nessa tarde, e pudemos perceber no povo, a necessidade de se eleger um político que esteja mais perto da população, que seja participativo, que seja presente no cotidiano da cidade”. De acordo com informações da coligação, a candidata a vice-prefeita, doutora Júlia Pego é formada em Administração de Empresas e Bacharel em Direito, militante em movimentos sociais e está sempre na luta pela Reforma Agrária, à frente de Associações Rurais e Cooperativas.

Vittorio Medioli (PSD) e Cleusa Lara (PSL)

O Partido Social Democrático confirmou o atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli, como candidato à reeleição nas eleições de novembro. A escolha foi anunciada no dia 9 de setembro, em uma convenção virtual. “Confirmamos o Vittorio como pré-candidato à reeleição. A gestão realizada por ele nos últimos três anos é bem avaliada por mais de 70% da população betinense porque ele transformou a cidade. Assumiu o município com uma grande dívida, conseguiu equilibrar as finanças com uma série de medidas de austeridade adotadas e realizou obras importantes, esperadas há décadas pela população”, declarou o presidente do PSD na cidade, Marco Túlio Freitas. Ao longo da convenção, foi decidido que o nome da pessoa para concorrer ao cargo de vice-prefeito fosse escolhido pelo arco de aliança dos partidos apoiadores, que inclui 16 legendas no total. Sendo assim, nessa terça-feira (15), durante a convenção do PSL, que faz parte da aliança, a economista Cleusa Lara, ex-secretária Municipal de Gabinete e de Governo de Betim foi a escolhida. De acordo com a direção do PSD, o partido terá 20 nomes para vereadores. Os partidos que já confirmaram apoio a Vittorio Medioli são: PV, PL, Podemos, PROS, Patriota, PTC, Republicanos, PCdoB, Avante, PSC, Progressista, PTB, Democrata, Cidadania e PSL.

São Joaquim de Bicas

 

Guto Resende (DEM) e Rodrigo (Cidadania)

Guto Resende (DEM) (à esquerda) e Rodrigo (Cidadania) (à direita). Foto: Divulgação.

O Democratas de São Joaquim de Bicas confirmou o atual prefeito Guto Resende como pré-candidato à reeleição. A decisão ocorreu no último dia 5 de setembro, em uma convenção partidária que confirmou também a manutenção de Rodrigo Amorim, do Cidadania, como pré-candidato a vice. Além desses dois partidos, fazem parte da coligação “Bom de serviço”, o Partido Progressista, PTC e Podemos. O evento contou com a presença da deputada estadual Ione Pinheiro (Democratas) e com vídeos de apoio do senador Rodrigo Pacheco (Democratas) e também do presidente Estadual do Cidadania, Deputado João Vítor Xavier. “São Joaquim de Bicas não é mais aquela cidade abandonada e cheia de dívidas, escrevemos um novo capítulo, as obras estão por toda cidade. Nosso plano de governo será para dar continuidade ao trabalho de forma factível e, fundamentalmente, voltado para o povo,” afirmou o prefeito Guto Resende. Durante a convenção todos os protocolos de Saúde e distanciamento social foram seguidos, como o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool em gel para todos os presentes.

Sidão (Republicanos) e Evandro (MDB)


A coligação “Governando com o povo” composta pelos partidos MDB, Republicanos e PSL decidiram em convenção ocorrida no dia 7 de setembro escolher o atual vereador de São Joaquim de Bicas, Sidnei Eustáquio dos Santos (Republicanos), conhecido popularmente como Professor Sidão, para pré-candidato à prefeitura do município. E para compor a chapa, foi confirmado como pré-candidato a vice-prefeito Evandro do Primavera (MDB). Durante a cerimônia, o ex-prefeito e presidente do MDB, João Bosco, e o ex-prefeito, Zeca (MDB), que também confirmou sua pré-candidatura a vereador na cidade, estiveram presentes e demonstraram apoio à chapa.

 Gutto Silva e Ester Pereira (PSD)

Gutto Silva (PSD) é o primeiro da esquerda para à direita. Ester Pereira (PSD) é penúltima da esquerda para à direita. Foto: Divulgação.

O Partido Social Democrático (PSD) de São Joaquim de Bicas, no dia 12 de setembro, anunciou que o grupo que integra a coligação “Renovação com União” decidiu apresentar como pré-candidato à prefeitura da cidade Gutto Silva, tendo como candidata a vaga de vice-prefeita, Ester Pereira. Durante o evento, foi estipulado que 17 pré-candidatos a vereadores foram confirmados pela coligação. O vereador Leandro Barbado, de Igarapé, compareceu ao evento demonstrando apoio à chapa.

Igarapé

Arnaldo Chaves (PP) e Dautinho (PSD)

Arnaldo Chaves (PP) (à esquerda) e Dautinho (PSD) (à direita). Foto: Divulgação.

Em Igarapé, a convenção do Partido Patriotas (PP) junto ao Partido Social Democrático (PSD), oficializou como pré-candidato à prefeitura o empresário e ex-prefeito da cidade Arnaldo Chaves (PP), e como pré-candidato a vice na chapa Daute Henriques (PSD), o Dautinho. Com 36 candidatos a vereador, a coligação “Igarapé que o povo quer” é a aposta da chapa. “Nosso objetivo é fazer uma campanha limpa, baseada em propostas concretas atendendo aos anseios das pessoas” disse Arnaldo Chaves. Seu vice, Dautinho, é formado em economia e foi secretário adjunto de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Igarapé. A convenção ocorreu na Câmara Municipal, no dia 12 de setembro, e seguiu todos os protocolos de segurança sanitária, como a exigência do uso de máscara, distanciamento das cadeiras e disponibilização de álcool em gel.

Nem (MDB) e Silvestre Alves Rosa (Cidadania)

Nem (MDB) (no meio) e Silvestre Alves Rosa (Cidadania) ( último à direita). Foto: Divulgação.

Na noite dessa terça-feira (15), o MDB oficializou Carlos Alberto da Silva, o Nem, como pré-candidato à Prefeitura de Igarapé. Nem, que é o atual prefeito, irá tentar a reeleição ao lado de Silvestre Alves Rosa, presidente do Cidadania. A coligação “Igarapé não pode parar” reúne além do MDB e Cidadania, os partidos PDT, PL, PTC, PT, Solidariedade, Avante, Patriota, Cidadania e PMN. Durante a convenção, que ocorreu na Arena Showball, no bairro Santa Mônica, pré-candidatos que vão concorrer às cadeiras na Câmara Municipal também foram anunciados. Também estiveram presentes os presidentes de todos os partidos coligados. A equipe eleitoral dos pré-candidatos destacou que devido ao momento de pandemia, a convenção foi realizada seguindo todos os protocolos sanitários exigidos para evitar a propagação do novo coronavírus.

Welington (PTB) e Caio Campos (DC)

Welington (PTB) (à esquerda) e Caio Campos (DC) (à direita). Foto: Divulgação.

As convenções partidárias do PSDB, DC e PTB em Igarapé decidiram em conjunto confirmar Welington Silva (PTB) como pré-candidato à Prefeitura de Igarapé, tendo ao lado como pré-candidato a vice-prefeito Caio Campos (DC). Os dois pré-candidatos foram eleitos vereadores em 2016 e neste ano decidiram entrar na disputa do executivo municipal. Na cerimônia, que ocorreu na segunda-feira (14), foi discutida a participação nas eleições de 2020, nome de coligação, escolha dos números dos candidatos a vereador, entre outras coisas. Segundo informações da equipe eleitoral dos pré-candidatos, membros do PSDB optaram pela coligação com o PTB e DC, contudo essa decisão será reavaliada pelo diretório estadual, tendo em vista que um dos filiados do PSDB manifestou interesse em sair como pré-candidato a prefeito de Igarapé.

Tenente Sander (Republicanos) e Alex da Lila (Podemos)

Tenente Sander (Republicanos) (à esquerda) e Alex da Lila (Podemos) (à direita). Foto: Divulgação.

No dia 12 de setembro, as convenções dos partidos Republicanos e Podemos decidiram pela formação da coligação “Renova Igarapé”, para as eleições municipais deste ano. A coligação então anunciou como pré-candidato à prefeitura, o Tenente Sander, do Partido Republicanos, que trabalhou na Polícia Militar de Minas Gerais do município nos últimos quatro anos. Para o cargo de vice-prefeito, Alex da Lila, filiado ao Podemos, foi o escolhido. Os dois partidos anunciaram que, juntos, contam com 37 pré-candidatos ao cargo de vereador no município. As convenções contaram ainda com a participação do deputado federal Gilberto Abramo; dos deputados estaduais Charles Santos, Mauro Tramonte e Carlos Henrique, integrantes do Republicanos, os quais manifestaram apoio à dupla. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here