Viaduto Torino tem obras iniciadas

0
452
Viaduto Torino será construído na parte grifada em marrom. Arte: OUC/ Divulgação.

Elevado vai melhorar o fluxo da BR-381

Começaram, no dia 25 de março, as obras do Viaduto Torino que vai ligar o condomínio industrial Parque Torino, próximo à Refinaria Gabriel Passos, à BR-381, na altura do quilômetro 483,3. A intervenção integra o conjunto de obras de infraestrutura urbana da Operação Urbana Consorciada da Bacia do Córrego do Pintado (OUC), coordenado pela prefeitura de Betim em parceria com a iniciativa privada. A ação também prevê obras de drenagem no Córrego do Pintado.

De acordo com o engenheiro e coordenador do projeto de infraestrutura da OUC, José Geraldo, serão investidos R$ 10 milhões e a previsão de conclusão do viaduto é de aproximadamente oito meses. A obra é uma das que serão executadas na Via das Indústrias.

Segundo ele, o elevado irá melhorar o fluxo na rodovia, excluindo a necessidade, por exemplo, de o motorista que está após o trecho da Regap sentido Belo Horizonte ter que ir até o viaduto no Jardim Riacho, em Contagem.

“Esse retorno gera congestionamentos longos, atrapalha a comunidade do entorno e é logisticamente ruim para os condutores de caminhões pois atrasa a entrega de cargas”, disse. Outra vantagem é que, quem vem de BH no sentido São Paulo, poderá retornar direto no novo, sem precisar ir até o retorno da Regap.

Para construir o viaduto serão utilizados pilares de concreto e vigas metálicas com tabuleiro e em concreto pré-moldado.

Bacia de detenção

Outra intervenção a ser desenvolvida pela OUC é a drenagem do Córrego do Pintado, próximo à Petrobras. De acordo com o engenheiro José Geraldo, o projeto de urbanização prevê a impermeabilização de mais de 80% de uma área de aproximadamente 4,2 milhões de metros2. Com isso, irá aumentar o volume de escoamento na canalização que atravessa a BR em direção à área da Regap.

“Como a vazão para o Pintado será maior, o papel da bacia de contenção será não comprometer as estruturas de drenagem já existentes dentro da Regap, para não provocar inundação”, explicou.

Viaduto Torino. Foto: OUC/ Divulgação.

Segundo ele, essa obra está licenciada e outorgada pelo Estado, mas o início das obras ainda está para ser definido pelos investidores. O orçamento para essas intervenções é de aproximadamente R$ 4 milhões.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here