Você conhece o programa “Adote uma Área Pública”?

0
794
O programa tem como objetivo oferecer áreas verdes públicas como praças, parques, jardins e canteiros centrais para adoção, a fim de promover a preservação do meio ambiente. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação.

O morador de Betim que adere ao projeto recebe um desconto de até 20% no valor do IPTU, por colaborar com o meio ambiente e contribuir com o aumento das áreas verdes do município

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), tem como objetivo oferecer áreas verdes públicas como; praças, parques, jardins e canteiros centrais para adoção, a fim de promover a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos betinenses.

Aquele que aderir ao programa e adotar uma das áreas contará com um desconto de até 20% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por colaborar com o meio ambiente e contribuir com o aumento das áreas verdes do município, bem como propiciar o aumento dos espaços de convivência, além de fomentar à arte, à cultura, ao esporte e à cidadania. Como contrapartida, o adotante poderá explorar publicidade para seu empreendimento no espaço adotado.

O “Adote Uma Área Pública” já conta com 13 áreas contempladas no município, sendo elas: seis praças, um canteiro, quatro áreas verdes, uma rotatória e uma quadra esportiva. O programa permite que qualquer cidadão, associação de bairro, escola, estabelecimento bancário, comércio, sindicato, empresas, indústrias ou ONG’s possam adotar. A partir da adoção, o adotante deve assumir o compromisso de cuidar da área pública conservando por meio de serviços de manutenção e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Barbosa, o programa implica na maior qualidade de vida para a comunidade local e, principalmente, é um poderoso instrumento de educação ambiental. Ao adotar uma área pública e comprometer-se em deixá-la em perfeito estado para a população, quem adotou está vivenciando a importância do cuidado com o meio ambiente. “A população reconhece esse tipo de esforço e desenvolve o hábito de cuidar. Só teremos benefícios” afirma.

Para participar, o interessado deve apresentar uma proposta à Semmad, demonstrando interesse na execução do mesmo. O pedido poderá já conter o projeto de revitalização da área pública ou poderá ser elaborado pela secretaria. A carta de intenção deverá ser acompanhada por uma proposta que ateste a regularidade jurídica e fiscal. Além de outros documentos que poderão ser solicitados pelas autoridades administrativas.

Mais informações: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: (31) 3512-3173 ou no endereço: rua Pará de Minas, 640, Brasiléia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here