Prefeitura de Betim e Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual promovem a 2º Jornada para debater assuntos pertinentes da comunidade LGBTQIA+
Com o objetivo de discutir demandas urgentes e históricas da comunidade LGBTQIA+ e contribuir com a inclusão e a visibilidade dessas pessoas, a Prefeitura de Betim, em parceria com o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual LGBTI, está promovendo a 2ª Jornada da Diversidade LGBTQIA+.
A programação especial, que está sendo realizada entre os dias 1º e 8 de dezembro, terá a participação de várias personalidades representantes do movimento LGBTQIA+, em especial a vereadora Duda Salabert, dentre várias outras atividades. A Jornada da Diversidade teve sua primeira edição em 2019 e contou com a presença da atriz Walkiria La Roche.
Neste ano, as ações seguem abordando demandas importantes, mas abrangem, também, novos temas, como a ampliação da empregabilidade e a divulgação de serviços públicos voltados para a comunidade.
Também não ficarão fora dos debates assuntos como direitos e conquistas, representatividade e identidade de gênero, desafios dos LGBTs na cultura, no esporte e na política, além da celebração do Orgulho LGBTQIA+.
Uma das novidades desta edição será a blitz de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que conta com orientações e distribuição de preservativos.
A mobilização, que abre o cronograma da jornada, ocorre no dia 1°, às 16h, na Praça do Encontro – entre as avenidas Edméia Matos Lazzarotti e Juiz Marco Túlio Isaac. Dentre as atividades de destaque da Jornada está a Roda de Conversa Quebrando o Tabu, que, neste ano, tem como tema “Representatividade Faz Diferença”. A presença especial desta edição é a vereadora Duda Salabert, que será a anfitriã do debate. A atividade é aberta ao público, que pode interagir diretamente na conversa.
A presidenta do Conselho Municipal, Leônidas Ferraz, ressalta que são inúmeros os desafios das pessoas LGBTQIA+. “A começar pelas trans, que não são respeitadas em aspectos mínimos, como não serem chamadas pelos nomes sociais. Elas ainda enfrentam problemas na utilização de banheiros, uma vez que são poucos os estabelecimentos
preparados para recebê-las.
A dificuldade de estar no mercado de trabalho também é muito pertinente, por isso a Jornada abordará o tema da ampliação da empregabilidade “.
Convidados
Primeira mulher trans a ser eleita vereadora em Belo Horizonte, Duda Salabert Rosa é também professora de literatura, ambientalista e mãe. Ela recebeu mais de 37 mil votos, que fizeram de Duda a vereadora mais votada no pleito de 2020.
Gregory Rodrigues Roque de Souza é bacharel em teologia, graduado em História e pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Planejamento Educacional e Políticas Públicas. É o atual coordenador de comunicação das alianças estadual e nacional
LGBTQIA+.
Programação
01 de dezembro:
16h – Abertura da Jornada da Diversidade LGBTQIA+ Blitz de prevenção e sensibilização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos.
Participação: Wandera Jhones, Elektra, Leondete Ferraz e DJ Carlinhos
Local: Praça do Encontro – Av. Edméia Matos Lazaroti com Av. Juiz Marco Túlio Isaac.
06 de dezembro:
09h30 – Formação e empregabilidade da população LGBTQIA+, com programação especial durante todo o dia.
Local: Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda – rua Tito Pedrosa, 55, Angola.
Transmissão ao vivo no canal oficial da Prefeitura de Betim no YouTube.
08 de dezembro:
19h – Roda de conversa “Quebrando o Tabu: Representatividade Faz Diferença”. Participação especial da vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert e do historiador e coordenador da Aliança LGBT Minas Gerais, Gregory Rodrigues.
Apresentação: Márcio Antunes, Jornalista.
Cantora: Carol Rodrigues.
Local: auditório Ady Rosa de Freitas, Centro Administrativo João Paulo II – Rua Pará de Minas, 640, Brasiléia.
Transmissão ao vivo no canal da Prefeitura no YouTube.