Ex-prefeito fala em reorganização e transformação para Igarapé
José Carlos Gomes Dutra, mais conhecido como Kalu, é o candidato à Prefeitura de Igarapé da coligação “Respeito e Esperança”. Kalu tem 60 anos, é casado, pai de quatro filhos e é ex-proprietário da rede de supermercados que levava seu nome. O candidato pelo Avante já foi prefeito em duas oportunidades e destaca que em sua gestão foi construída a UPA, além de outras unidades de saúde, escolas e diversas vias pavimentadas.
A coligação “Respeito e Esperança”, encabeçada por Kalu, tem como vice o vereador Leandro Barbado (PSB). A aliança conta com os partidos Avante, AGIR, PSB, PODE e Federação Brasil da Esperança (PT / PV).
Em sua entrevista para esta edição especial da Folha Vale do Paraopeba, Kalu diz entender que a cidade precisa de transformações e reorganizações. O candidato pretende reformar a UPA e revisar a relação com a empresa que presta os serviços de transporte municipal. Suas propostas também incluem a reformulação de vias e criação de rotatórias, a expansão das atividades culturais para os bairros e a integração entre a Guarda Civil e as demais forças de segurança.
Folha Vale do Paraopeba: Qual sua principal proposta para a saúde do município?
Kalu: Nossa principal proposta é reorganizar a rede de saúde para ter uma gestão profissional, em vez de política. Nos primeiros dias, faremos uma reforma na UPA, ampliando o espaço de observação e a aplicação de medicações. Hoje, as pessoas enfrentam filas e demoras no atendimento. Embora haja recursos, falta apenas profissionalização.
FVP: O que o senhor pretende fazer na área da educação?
K: Vamos fazer uma transformação completa. Queremos que nossos jovens não saiam apenas preparados para o mercado, mas também para a vida. Serão revistas as metodologias e disciplinas em conjunto com toda a comunidade, além de valorizar os profissionais e modernizar as escolas. Nosso projeto é que nossos cidadãos estejam preparados para enfrentar os desafios da vida moderna.
FVP: Quais os planos para o transporte público municipal?
K: Precisamos reorganizar toda a mobilidade urbana no município, garantindo que as pessoas possam se deslocar de casa para o trabalho com rapidez, segurança e a um preço justo. A relação com a empresa de transporte será revista, aumentando a fiscalização dos ônibus e o controle dos quadros de horários.
FVP: Que medidas serão adotadas na área da segurança pública?
K: Trabalharemos com inteligência e planejamento, integrando as forças de segurança. A Guarda Municipal e a Polícia Civil serão parceiras no policiamento das áreas mais violentas. Já a Polícia Civil, em parceria com a Secretaria de Segurança, analisará os locais que precisam de melhorias na vigilância, limpeza e iluminação, melhorando a sensação de segurança.
FVP: O que o funcionalismo público deve esperar do seu governo?
K: Nossas premissas são o diálogo e o respeito. Iremos pautar nosso relacionamento por essas palavras, principalmente na tão desejada revisão das carreiras e na realização de concursos públicos.
FVP: Na área da cultura, quais serão as prioridades?
K: Para a área cultural, nossa proposta é fomentar as manifestações populares como forma de gerar emprego, renda e de formar nossa identidade. Queremos ampliar o calendário de eventos e democratizar sua realização, ampliando as atividades nos bairros.
FVP: Quais as principais obras de infraestrutura que o senhor pretende realizar?
K: Realizaremos a reformulação de diversas vias, incluindo a criação de rotatórias, como no Córrego Fundo, com o objetivo de aumentar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança para as pessoas.
FVP: O que o senhor pensa para o futuro da cidade?
K: Acredito que podemos fazer muito mais do que já foi feito e, principalmente, mudar a história de Igarapé. Nossa população merece cuidados e carinho.