Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

      Por Da Redação FVP25 de novembro de 2025
      Recente

      Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

      25 de novembro de 2025

      2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

      24 de novembro de 2025

      Cria Betim promove concurso de dança neste domingo (9)

      4 de novembro de 2025
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

      Por Da Redação FVP3 de dezembro de 2025
      Recente

      Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

      3 de dezembro de 2025

      Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

      2 de dezembro de 2025

      Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

      1 de dezembro de 2025
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Editorias»Saúde»Infectologista tira dúvidas sobre higienização para evitar transmissão do covid-19
    Saúde

    Infectologista tira dúvidas sobre higienização para evitar transmissão do covid-19

    Tiago Rodrigues2 de abril de 2020Atualizado em:2 de abril de 20204 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Cuidados com a higiene são essenciais para que o novo coronavírus não ganhe força. Foto: Pixabay/ Reprodução.
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Segundo o especialista, a melhor forma de não contribuir com a proliferação do coronavírus é ficar em casa, além das medidas de limpeza

    A pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a respeito da propagação do covid-19, o novo coronavírus, alterou a rotina das pessoas em todo planeta.

    Muitos países, inclusive o Brasil, adotaram o regime de quarentena, a fim de evitar que o vírus contamine mais pessoas, sobretudo as do grupo de risco, como idosos, pessoas com pressão alta, problemas respiratórios e afins. Além disso, cuidados com a higiene são essenciais para que o novo coronavírus não ganhe força.

    A fim de esclarecer dúvidas dos leitores, a Folha Vale do Paraopeba entrevistou o médico especialista em infectologia, cooperado da Unimed-BH, Frederico Figueiredo Amâncio, para responder algumas perguntas sobre como evitar se contaminar e/ou transmitir a doença para outras pessoas. Confira:

    FVP – Como as pessoas devem se manter seguras em casa, evitando contaminar moradores da mesma residência com o vírus?

    Dr. Frederico – Os pacientes com sintomas gripais devem ficar em quarto individual e bem ventilado. Caso não seja possível, manter distância de pelo menos 1 metro dos outros familiares. O paciente e as pessoas próximas devem usar máscara cirúrgica quando estiverem no mesmo ambiente. As máscaras não devem ser tocadas ou manuseadas durante o uso. Somente trocá-la se ficar molhada ou suja com secreções. Quando for fazer higiene das mãos com água e sabão, utilizar, preferencialmente, toalhas de papel descartáveis para secar as mãos. Idosos não devem ter contato com pacientes com sintomas gripais ou de resfriado. Crianças, apesar de serem de baixo risco para formas graves, devem ser orientadas para evitar contato com pacientes idosos para evitar transmissão.

    FVP – Como a escassez de álcool 70% em gel ou líquido, o que podemos utilizar para substituir esse produto na higienização do ambiente e das mãos?

    Dr. Frederico – Podemos lavar as mãos com água e sabão durante 20 segundos. Devemos ter o cuidado de limpar e desinfetar as superfícies frequentemente mais tocadas, como mesas, cabeceiras de camas e outros móveis do quarto do paciente e limpar as superfícies do banheiro pelo menos uma vez ao dia com desinfetante doméstico comum.

    FVP – Há pessoas nas redes sociais compartilhando receitas de produtos a fim de criar algum “material” que possa ser usado também na higienização. Qual a opinião do doutor sobre isso?

    Dr. Frederico – Produtos artesanais, além de não terem eficácia comprovada, podem colocar em risco a saúde de quem usa. Água e sabão é barato e tem excelente eficácia.

    FVP – Quais procedimentos devemos adotar para evitar a transmissão e contaminação do covid-19, o coronavírus?

    Dr. Frederico – Fazendo coisas básicas no dia a dia, como evitar aglomerações, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais.

    FVP – Para as pessoas que precisam ainda sair de casa, por meio de transporte público ou carro particular, quais os cuidados que elas devem seguir?

    Dr. Frederico – Avalie sempre se é necessário mesmo sair de casa. O uso de máscaras está indicado para pessoas com sintomas. Permaneça o menor tempo possível em ambientes com aglomerações, evite tocar a mão na boca ou nos olhos, lave com frequência as mãos. Ao chegar em casa sempre lave as mãos. Pessoas com mais de 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares têm maior risco. Estes não devem viajar, nem frequentar cinemas, shoppings, shows e outros locais com aglomerações. A orientação é ficar em casa.

    Por fim, Frederico Figueiredo salientou a respeito das atitudes impostas pelas instituições de saúde diante da pandemia. “Todas as medidas atuais de isolamento e quarentena são medidas para evitar uma explosão do número de casos nas próximas semanas. Por enquanto, o melhor remédio é a prevenção. Ainda não temos medicamentos com eficácia comprovada”.

    Coronavírus Covid-19 Frederico Figueiredo FVP higienização Infectologia Infectologista Unimed BH

    Notícias Relacionadas

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    SUS Betim implementa vacinação contra bronquiolite para gestantes 

    3 de novembro de 2025

    Criança em Ação: sábado (25) de saúde e diversão na Praça da Promessa

    24 de outubro de 2025
    NÃO PERCA

    Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

    3 de dezembro de 2025

    Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

    2 de dezembro de 2025

    Edição 622 | 01 a 15/12/2025

    1 de dezembro de 2025

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

    24 de novembro de 2025

    Vila Galé investirá R$ 150 milhões para construção de resort em Brumadinho

    18 de novembro de 2025

    Trem natalino da VLI passa por Betim no dia 27

    18 de novembro de 2025
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    Edição 622 | 01 a 15/12/2025

    1 de dezembro de 2025
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Evento sobre saúde mental e familiar mobiliza servidores da área em São Joaquim de Bicas

    2 de março de 2022

    São Joaquim de Bicas confirma terceiro óbito por coronavírus

    4 de junho de 2020

    Betim promove roda de conversa sobre respeito à diversidade e Parada do Orgulho LGBTI+

    20 de agosto de 2019
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2025 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.