Açougues recebem orientações sobre novas normas do comércio de carnes

0
349
Atividades visam trazer mais confiança e segurança para o consumidor ao realizar a compra de alimentos, e também permite a inspeção dos açougues pela Vigilância Sanitária. Foto: Internet/ Divulgação.

Capacitação visa trazer mais confiança e segurança para o consumidor ao realizar a compra de alimentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Betim realiza, neste mês, a capacitação sobre o novo regulamento técnico de boas práticas para os estabelecimentos que realizam o comércio varejista de carnes, como açougues e frigonemas. As atividades visam trazer mais confiança e segurança para o consumidor ao realizar a compra de alimentos, e também permite a inspeção dos açougues pela Vigilância Sanitária.

O gerente de Vigilância em Alimentos da Diretoria de Vigilância em Saúde de Betim, Diego Mascarenhas, destaca que a principal mudança descrita no regulamento é que, além de manipularem e comercializarem as carnes no balcão frigorífico, “os açougues poderão realizar as atividades de produção de carnes artesanais, como carnes temperadas, frango a passarinho, linguiças, carnes de salgas, almôndegas, espetinhos de carne, dentre outras, de acordo com sua classificação de risco e exigências sanitárias específicas. Além disso, há alterações no modo de exposição dos produtos fracionados para venda a granel, no autosserviço, novas exigências documentais, dentre outras mudanças”, salienta.

A resolução da Secretaria de Estado e Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de número 7123, já está em vigor desde maio de 2020, contudo, devido a pandemia, apenas agora as atividades de capacitação tiveram autorização de serem retomadas. “Neste momento, nosso foco é realizar ações educativas e de orientação aos estabelecimentos. É importante que todos participem para compreender as diretrizes da legislação, pois posteriormente serão realizadas as fiscalizações da Vigilância Sanitária e aplicadas as penalidades vigentes, caso verifiquemos o não cumprimento das novas normas técnicas”, destaca.

Os profissionais com interesse na capacitação devem ligar no telefone (31) 3512-3181 para se inscreverem. Cada estabelecimento pode inscrever apenas dois representantes, sendo um responsável legal e o outro manipulador de carnes. O curso é realizado na Escola do Servidor, no Centro Administrativo da Prefeitura, das 13h às 17h, às segundas e terças-feiras de março.

Todos os encontros seguirão as medidas de distanciamento e higienização para evitar contaminações pelo coronavírus.