Adolescentes de 16 anos são vacinados contra Covid-19 em Betim

0
906
A vacinação ocorre nas 37 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. Foto: Jonathan Lewiinsky.

Segunda e terceira dose também continuam sendo aplicadas no município

A Prefeitura de Betim inicia a vacinação em adolescentes de 16 anos contra a Covid-19. Mais de cinco mil jovens dessa idade devem ser imunizados contra a doença no município. A vacinação ocorre nas 37 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h, nesta terça-feira (21).

Além disso, a prefeitura informa que a população de 17 anos sem comorbidades, os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente, as jovens grávidas, puérperas ou as lactantes que ainda não tomaram a primeira dose quando convocados, também podem comparecer à UBS de referência para serem imunizados.

Já para os adultos com 18 anos ou mais que não se vacinaram quando convocados, a vacina estará disponível no anexo do Cerest.

No dia da vacinação, os adolescentes não precisam estar acompanhados dos pais ou responsável. Todos devem apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão SUS, o cartão de vacina e um comprovante de endereço.

No site da Prefeitura de Betim é possível conferir o endereço das UBSs. Veja no link: https://bit.ly/3C4NzcE.

Segunda dose

A Prefeitura de Betim aplica a segunda dose da vacina contra o coronavírus, conforme o cronograma da campanha de vacinação, para diversos grupos.

Os caminhoneiros completarão a segunda etapa da imunização até 24 de setembro, no Betim Shopping. Os profissionais que estiverem com viagem marcada para a data aprazada no cartão de vacina poderão adiantar o recebimento da dose para garantir o ciclo de imunização.

Os trabalhadores da saúde, as gestantes, as puérperas e as lactantes continuam recebendo a segunda dose no anexo do Cerest, conforme data aprazada no cartão de vacinas.

A população em geral e as pessoas com comorbidades também recebem a segunda dose de acordo com a data aprazada no cartão de vacina, nas 37 UBSs da cidade.

Vale lembrar que, no ato da imunização, deve ser apresentado um documento com foto e o cartão de vacina com o registro da 1ª dose.

Terceira dose

Os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) começarão a receber a dose de reforço nas próprias instituições, a partir da quarta-feira (22). As equipes da Secretaria de Saúde agendarão com as ILPIs os dias para a vacinação. Cerca de 200 idosos institucionalizados devem receber a terceira dose.

As UBS continuam aplicando a terceira dose para idosos com 80 anos ou mais, que receberam a Coronavac há mais de seis meses. As pessoas imunossuprimidas também podem tomar a dose de reforço no anexo do Cerest.

Para receber a terceira dose da vacina é necessário apresentar um documento com foto e o cartão de vacina com o registro das duas primeiras doses.

Boletim coronavírus

Até a tarde dessa segunda-feira (20/09), os dados da Secretaria Municipal de Saúde confirmaram que, em Betim, 1.364 morreram por Covid-19. Além disso, na cidade 31.784 tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, 30.313 foram curados dos sintomas e 104T estão em acompanhamento.