População pode participar recolhendo tampinhas plásticas e destinando aos pontos de coleta
Unir sustentabilidade com a diminuição de animais de rua. Esse é o objetivo da Prefeitura
de Betim, que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), aderiu, na última semana, ao projeto ativista “Tampatinhas”.
O objetivo da ação é coletar tampinhas plásticas de objetos como garrafas PET e caixas de sucos, vendê-las e, dessa forma, custear procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos de rua da cidade. Serão mais de 30 novos pontos de coleta distribuídos em todas as secretarias da gestão municipal.
De caráter educativo e socioambiental, o Tampatinhas surgiu de forma independente, propondo e incentivando que a população de Betim colete e destine corretamente tampinhas plásticas para pontos de coleta credenciados. Elas são passadas, posteriormente, para recicladoras, gerando créditos que financiam procedimentos de
castração de animais de rua.
A presidente do projeto, Vanessa Mesquita, ressalta a necessidade da parceria total com a população, que tem o principal papel na iniciativa. “São necessários cerca 300 kg de tampinhas para custear um procedimento de castração e/ou esterilização. Por isso, a consciência e a boa vontade da população em contribuir é o que faz a diferença”.
“O projeto é de extrema importância para o município, pois, além de incentivar e fortalecer a reciclagem de materiais, ele atua na causa animal e na saúde pública, oferecendo mais segurança à população e melhor qualidade de vida para os animais. Mas, para que os objetivos sejam alcançados com rapidez e eficácia, é imprescindível a mobilização de todos”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu.
Para saber mais sobre o Tampatinhas e todos os locais de coleta, acesse o perfil oficial do projeto no Instagram: @projetotampatinha