Betim celebra Dia da Árvore com atividades em defesa do meio ambiente

0
1267
Plantio de muda pelo programa “Uma Vida, Uma Árvore”. A bebê homenageada se chama Helena Faria de Carvalho, uma das primeiras a nascer no hospital Mater Dei de Betim. Na foto, com a mãe Isabela Gonçalves Faria de Carvalho, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ednard Tolomeu, a vice-presidente da rede Mater Dei, Márcia Salvador Geo, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, e outros participantes do evento. Foto: Edson Dutra.

Programação terá atividades como plantio simbólico, palestras, júri popular, dentre outras, de 16 a 21 de setembro

Em Betim, o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, será celebrado com um calendário especial repleto de atividades lúdicas, plantio simbólico de mudas, palestras e muito mais. As atividades serão até sábado (21) e o objetivo é conscientizar a população acerca dos principais benefícios das árvores, que vão desde a preservação da biodiversidade até a conservação da umidade e a diminuição da poluição sonora na cidade.

A abertura foi na segunda-feira (16) com um plantio simbólico no bosque do hospital Mater Dei, por meio do programa “Uma Vida, Uma Árvore”, parceria entre as prefeituras de Betim e Contagem e a TV Globo Minas. A proposta é que, para cada nova criança nascida nessas cidades, uma muda de árvore seja plantada nos parques e praças selecionados pela equipe do programa. As mudas recebem o mesmo nome dos bebês.

Após o plantio, os pais recebem um certificado com a localização e a espécie da árvore plantada. Com os dados em mãos, os pais podem acompanhar o crescimento da árvore até a fase adulta. Neste evento do dia 16, a homenageada foi a pequena A bebê chama Helena Faria de Carvalho, uma das primeiras crianças a nascer no Mater Dei.

Informações sobre o programa “Uma Vida, Uma Árvore” podem ser obtidas pelo 3512-3174.

Outros eventos

Dentre as ações gratuitas programadas, um dos destaques é a palestra “Recuperação de Áreas Degradadas”, ministrada pela professora e doutora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Rita Scotti Muzzi, na quinta-feira (19). A programação contempla, ainda, outras iniciativas (confira ao fim da matéria).

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, por meio da comemoração do Dia da Árvore espera-se promover a educação ambiental para a população. A proposta também é relembrar a importância e os benefícios das árvores.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Tolomeu, as árvores contribuem com a melhoria do clima e da temperatura, com o abastecimento do lençol freático, contêm o aquecimento global, embelezam a cidade, dentre outros benefícios. “O evento foi pensado para que as pessoas reflitam sobre as principais consequências relativas à preservação das árvores do município”, destacou.

A Semana da Árvore 2019 é uma realização da prefeitura de Betim, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad).

Programação em comemoração ao Dia da Árvore:

16/9, 16h: Plantio Simbólico (Hospital Mater Dei Betim=-Contagem)

17/9, 14h: Plantio Itinerante – Centro e Vianópolis

18/9, das 13h às 16h – Palestras:
– A importância das árvores para a perpetuação da vida no planeta
– Uma vida uma Árvore
– Disk Plantio

19/9, das 8h às 12h – Palestras:
– Recuperação de Áreas Degradadas e sua importância em relação aos serviços ambientais
– Legislação como proteção da biodiversidade florestal

(Inscrições para as palestras devem ser feitas pelo telefone 3512-3172)

19/9, 14h: Plantio Itinerante – Petrovale e PTB

20/9, 8h às 10h: Júri da Árvore

20/9, 14h: Plantio Itinerante – Teresópolis e Imbiruçu

Você sabia?
Betim conta com o programa Disk Plantio, que permite que cidadãos com o desejo de cultivar uma árvore solicitem o plantio para a sua propriedade. Para solicitar gratuitamente uma muda basta entrar em contato pelo telefone: (31) 3512-3176.