Os números divergem do Novo Caged, mas prefeitura alega que encaminhou betinenses para vagas em outros municípios da região
A Prefeitura de Betim, através da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), divulgou um balanço das ações do órgão em 2022. Segundo o município, entre janeiro e julho deste ano, 6.954 postos de trabalho foram abertos e encaminhados via Seter. Já os números do levantamento do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e da Previdência, apontam que Betim abriu 2.987 vagas de empregos formais no mesmo período. Segundo a prefeitura, os números divergem porque a Seter também encaminhou trabalhadores para vagas em outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ainda segundo o Novo Caged, somente no mês de julho, Betim abriu 791 vagas de emprego. No levantamento referente ao mesmo mês, Minas Gerais foi o segundo estado com maior geração de empregos formais, com 19.060, atrás apenas de São Paulo, com 67.009. Segundo os dados da Seter, a superintendência ofertou 1.354 postos de trabalho com carteira assinada em julho — com as diferenças relativas à maior abrangência territorial das vagas oferecidas pela Seter, segundo a prefeitura.
O superintendente do órgão, Antônio Carlos de Matos Rocha, comemora as ações da Seter no município, que virou referência à população. “A Superintendência trabalha para que as vagas que são geradas aqui permaneçam no município. Nós oferecemos um trabalho de primeiríssima qualidade de apoio às empresas e também ao morador do nosso município, que está procurando uma oportunidade de trabalho”, disse. Nessa função de intermediação, nos primeiros sete meses de 2022, a Seter fez 566 atendimentos a empresas com vagas disponíveis, com encaminhamento dos postos de trabalho para os moradores de Betim.
QUALIFICAÇÃO E TREINAMENTO
A superintendência também atua em formação profissional, tendo em vista que a qualificação é uma porta de entrada para o trabalho formal, além de também melhorar a produtividade das empresas. Atualmente, a Seter tem 14 programas de qualificação e treinamento para a população de Betim.
O Programa Agende, que funciona como uma Central de Prestação de Serviços Autônomos; o Programa Jovem do Bem, que tem o objetivo de inserir no mercado de trabalho jovens de 14 a 24 anos; o Polo Tecnológico, com objetivo de oferecer qualificação profissional, capacitação e treinamentos de forma permanente, por meio de parcerias firmadas entre Seter e instituições de ensino públicas e privadas; o Programa de Escolarização do Trabalhador, que oferece apoio pedagógico àqueles que procuram por oportunidades de trabalho mas apresentam defasagem escolar.
Ainda, conta com ações de cunho afirmativo, para inserção e permanência no mercado de trabalho, como o Programa de Apoio à Empregabilidade da Mulher, o Programa Municipal de Acesso da Pessoa com Deficiência (PCD); os Programas de Inserção da População em Situação de Rua, do Egresso do Sistema Prisional e de Inserção do Imigrante no Mercado de Trabalho; Programas de Formação e Apoio à Empregabilidade da População LGBTQIA+; Oportunidades para a Maturidade; e ainda o Qualificar para Emancipar e o Programa Municipal de Economia Solidária e Apoio ao Artesão (Ecosol).
REGIONALIZAÇÃO
A Seter promete um novo programa, a ser lançado em breve, no sentido de descentralizar os atendimentos da superintendência. O Programa Seter no Seu Bairro tem a proposta de ofertar diversos cursos e vagas para os moradores das regiões mais afastadas do centro de Betim, que estejam em busca de oportunidades de trabalho.
O endereço da Seter é Rua Tito Pedrosa, 55, Centro de Betim.