A Prefeitura de Betim iniciou a implementação do Projeto Saúde em Rede, do Governo de Minas, em sua rede municipal de saúde. Por meio de um processo de formação continuada, o projeto tem o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as rotinas de trabalho das unidades para prestar um melhor atendimento à população. No município, o projeto será implantado nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga. As UBSs Petrovale e Angola, que foram escolhidas como as duas unidades-laboratório em Betim.
De acordo com as premissas do Governo de Minas, a reorganização dos processos de trabalho vai promover ainda a melhoria dos indicadores de saúde da população, a economia de recursos e trará a oportunidade de novos financiamentos dos governos Federal e Estadual. “O Saúde em Rede permitirá a reorganização da Rede de Atenção à Saúde do SUS Betim – desde a atenção primária, passando pela atenção especializada e hospitalar – para oferecer um melhor serviço e um atendimento com mais qualidade para a população. Os cadastros dos usuários serão atualizados e os fluxos de atendimento serão unificados para todas as UBSs. Dessa forma, ao buscar por um atendimento, o paciente será rapidamente identificado, o profissional terá acesso ao seu prontuário e dará o encaminhamento adequado ao atendimento”, conta o diretor operacional da Saúde, Nilvan Baeta.
O projeto está em fase de qualificação das equipes. As UBSs Petrovale e Angola estão recebendo a primeira etapa de formação, que deve ocorrer em um prazo de 18 meses. Em seguida, as equipes dessas unidades darão subsídio para a expansão do projeto para as demais. As oficinas de capacitação dos trabalhadores serão ministradas por oito profissionais do SUS Betim que passaram por treinamento para serem os tutores do projeto na cidade.