Sistema identifica carros roubados ou furtados. Município é o primeiro de Minas Gerais a receber a tecnologia

Betim será a primeira cidade de Minas Gerais a implantar o Cercamento Eletrônico Inteligente, sistema que cerca a cidade com câmeras capazes de identificar as placas de veículos roubados ou furtados. O recurso tecnológico de segurança é utilizado em países de primeiro mundo. O município terá acesso ao sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao sistema HELIOS, da Polícia Militar de Minas Gerais, que reúnem dados de identificação dos veículos.

A previsão é que ele comece a funcionar em outubro. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, a secretaria municipal de Segurança Pública trabalha no projeto desde 2018. Agora, o órgão irá se reunir com as polícias do município para alinhar os últimos detalhes.

“Betim está prestes a se encaixar no conceito de Cidade Inteligente. O projeto piloto que criamos prevê, inicialmente, a instalação de duas câmeras. Faltava, para a sua efetiva implantação, conseguirmos acesso ao banco de dados estatal e finalmente conseguimos”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Julio Cesar Rachel de Paula.

A expectativa é que após as fases de testes sejam instaladas mais de vinte câmeras de leitura de placas nos principais pontos da cidade. O orçamento estimado para implantação é de R$ 1,6 milhão. Para executar o projeto completo, o município irá buscar contrapartidas sociais.

Segundo o coronel Julio Cesar, para a implantação do sistema em Betim, foram observadas as experiências e, sobretudo, os resultados positivos de outras cidades. “Em Nova Iorque, uma das cidades mais bem cercadas eletronicamente do mundo, 92% dos veículos furtados/ roubados são localizados em menos de seis horas, com os infratores presos, em boa parte dos casos”, destacou.

O sistema

O Cercamento Eletrônico Inteligente compreende câmeras de última geração e softwares próprios desenvolvidos com a mais moderna e precisa tecnologia de ALPR/ OCR, Business Intelligence-BI e Analíticos de Vídeo específicos para controle de tráfego, classificação de veículos, investigação de roubos e furtos veiculares e proteção de perímetro.

Os múltiplos identificadores associados a um veículo permitem que o software forneça uma imensa quantidade de dados e inteligência analítica. O sistema oferece ferramentas de mineração de dados em tempo real, permitindo que essa tecnologia inovadora seja utilizada em benefício da população. Esse software é reconhecido por ser o mais robusto e confiável desenvolvido para segurança pública, segurança privada e business intelligence.

 

Exit mobile version