A Prefeitura de Betim anunciou a prorrogação, até 31 de julho, da oferta temporária da vacina meningocócica ACWY para públicos específicos. O imunizante está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Vacimóvel. A vacina ACWY é uma das principais formas de prevenção contra meningites e infecções causadas por bactérias meningococos dos tipos A, C, W e Y. Podem receber o imunizante as crianças de 3, 5 e 12 meses (em substituição ao esquema vacinal da meningocócica C), os adolescentes de 11 a 18 anos, os profissionais de saúde e as pessoas com HIV
Ana Paula Macedo, referência técnica em Imunização de Betim, explica que antes da aplicação da dose da ACWY, o cartão de vacinas do cidadão será avaliado para confirmar se ele de fato precisa ser vacinado. “As crianças poderão receber a meningocócica ACWY em substituição ao esquema vacinal da meningocócica C, que é aplicada aos 3 meses (1ª dose), aos 5 meses (2ª dose) e aos 12 meses de idade (reforço). Os outros públicos poderão ser imunizados caso ainda não tenham sido vacinados ou caso tenham recebido a vacina há cinco anos ou mais”. Na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, o imunizante está disponível apenas para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade, mas Betim está com o público ampliado.
Quem pode tomar a ACWY?
– crianças de 3 meses de idade ainda não vacinadas, em substituição à dose da vacina meningocócica C conjugada;
– crianças de 5 meses de idade não vacinadas, em substituição à dose da vacina meningocócica C conjugada;
– crianças de 12 meses de idade não vacinadas, em substituição à dose da vacina meningocócica C conjugada;
– adolescentes com idade entre 11 e 18 anos, não vacinados ou com cinco anos ou mais da última dose da vacina ACWY;
– profissionais da saúde ainda não vacinados com a vacina ACWY;
– adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids que tenham recebido a última dose da vacina meningocócica C ou a ACWY há pelo menos cinco anos.