Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

      Por Da Redação FVP5 de maio de 2026
      Recente

      Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

      5 de maio de 2026

      Prefeitura promove debate sobre autismo e educação nesta quarta-feira (29)

      28 de abril de 2026

      Caso de raiva animal é confirmado em morcego no bairro Capelinha

      24 de abril de 2026
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

      Por Da Redação FVP5 de maio de 2026
      Recente

      Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

      5 de maio de 2026

      São Joaquim de Bicas implanta Centro Integrado de Monitoramento com mais de 600 câmeras

      4 de maio de 2026

      Prefeitura promove debate sobre autismo e educação nesta quarta-feira (29)

      28 de abril de 2026
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Cidades»Betim»Betim recebe seminário sobre produção de mel; inscrições ainda podem ser feitas
    Betim

    Betim recebe seminário sobre produção de mel; inscrições ainda podem ser feitas

    Sara Lira5 de agosto de 20194 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Apicultura. Foto: Ariéle Guimarães.
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Evento da Emater é realizado em parceria com a secretaria municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico. Inscrições ainda podem ser feitas

    Betim vai sediar o 1º Seminário de Meliponicultura e Apicultura Integrada e Sustentável da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta terça-feira (6). O evento, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), irá debater as perspectivas da apicultura na economia local. O seminário será no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo João Paulo II, das 8h às 17h.

    Estão previstas discussões do segmento de apicultura, como produção e manejo do mel, produção familiar e em alta escala, além de palestras sobre manuseio adequado de apiários. Além disso, gestores de programas agrícolas da Emater irão apresentar mercados potenciais para comercialização do produto.

    Outros temas de relevância nacional serão debatidos durante o encontro, como a extinção das abelhas e suas consequências para o planeta; o uso de agrotóxicos na agricultura e suas consequências na mortandade desses insetos e na saúde das pessoas.

    O evento tem o apoio da secretaria municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec). De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Bambirra, o seminário trará uma discussão importante para a economia da cidade e para o desenvolvimento da atividade de apicultura.

    “Abordaremos temas que mostrarão as vantagens financeiras que um apicultor pode ter ao utilizar o manejo correto na sua produção. O engenheiro agrônomo da Prefeitura de Betim, Anselmo Ávila, vai falar sobre o potencial econômico da apicultura em Betim e abordará qual a melhor época para a produção de méis e própolis, conforme a flora da região metropolita”, afirmou Bambirra.

    Além de apicultores, gestores de programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentes Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, junto com seus nutricionistas, serão orientados para a compra dos produtos para os bancos de alimentos, escolas e restaurantes populares.

    A divulgação da Meliponicultura, ou a criação de abelhas sem ferrão, será outro tema abordado. Essa é uma atividade que pode ser desenvolvida por jovens, adultos e idosos sem riscos de picadas, além de poder ser realizada em centros urbanos sem acarretar risco para a população.

    Durante todo o dia, uma exposição no hall do Centro Administrativo João Paulo II apresentará os produtos gastronômicos derivados do mel para quem passar pelo local. E às 13h, será apresentada a criação de um prato especial com o mel como ingrediente principal, por um chef de cozinha e professor de gastronomia da UNA de Belo Horizonte.

    As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 3596-6819, 3594-1366 ou 3594-2555. Os participantes receberão ao final o certificado de participação.

    Programação:

    8h: credenciamento e café de boas vindas;
    8h30: abertura
    9h: apresentação do entreposto de mel Associação dos Meliponicultores e Apicultores do Médio Paraopeba (AMAMP)
    9h30: Mercados potenciais para comercialização da agricultura familiar e os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE), Raul Machado, coordenador técnico em Comercialização e Gestão da Emater-MG
    10h: “Flora apícola na RMBH”, Anselmo Ávila, engenheiro agrônomo da Prefeitura de Betim.
    11h: “Manejo para alta produção de Mel”, Dirceu Alves Pereira, coordenador técnico de Pequenos Animais Emater-MG
    12h: Intervalo para almoço
    13h: apresentação da Una com o prato preparado com mel.
    14h: “Morte das abelhas: doenças, inimigos naturais e impacto de agrotóxicos”, Helder Canto, professor da Universidade Federal de Viçosa/Florestal
    15h: “Ganhe muito dinheiro produzindo própolis”, Hélio Silva, Sebrae-MG
    15h45: Intervalo para café
    16h: “Criação racional de abelhas nativas sem ferrão”, Leticia Cândida Pataca, diretora da Associação de Meliponicultores do Estado de Minas Gerais (AME) e professora da UFMG.
    16h50: Encerramento.

     

    Abelhas Apicultura Betim Emater Meliponicultura Seadec

    Notícias Relacionadas

    Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

    5 de maio de 2026

    Prefeitura promove debate sobre autismo e educação nesta quarta-feira (29)

    28 de abril de 2026

    Betim realiza mutirão com 1.200 castrações gratuitas

    27 de abril de 2026
    NÃO PERCA

    Betim promove mais de 500 mamografias em mutirão

    5 de maio de 2026

    São Joaquim de Bicas implanta Centro Integrado de Monitoramento com mais de 600 câmeras

    4 de maio de 2026

    Edição 632 | 01 a 15/05/2026

    1 de maio de 2026

    Prefeitura promove debate sobre autismo e educação nesta quarta-feira (29)

    28 de abril de 2026

    Betim realiza mutirão com 1.200 castrações gratuitas

    27 de abril de 2026

    Caso de raiva animal é confirmado em morcego no bairro Capelinha

    24 de abril de 2026

    Betim Motopoint desta quinta (23) tem show da banda Pedaço de Papel

    22 de abril de 2026

    Corrida SuperLuna movimenta Betim neste domingo (19)

    17 de abril de 2026
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Edição 632 | 01 a 15/05/2026

    1 de maio de 2026

    Edição 630 | 01 a 15/04/2026

    1 de abril de 2026

    Betim terá campus da UFMG no antigo Clube da Fiat

    23 de março de 2026
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Vacimóvel de Betim tem itinerário definido para o pós-Carnaval

    14 de fevereiro de 2024

    Com 41 casos confirmados de Covid-19, Betim registra quarta morte pela doença

    20 de maio de 2020

    Edição 595 | 16 a 31/10/2024

    16 de outubro de 2024
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2026 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.