Campanha Nacional de Multivacinação em São Joaquim de Bicas

0
226
Foto: Prefeitura de São Joaquim de Bicas

Crianças e adolescentes com idade máxima de 14 anos têm até o dia 29 para se vacinarem

Até o dia 29 de outubro, São Joaquim de Bicas participará da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes, em todas as salas de vacina do município.

Os pais e ou responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, deverão comparecer às salas de vacina das Unidades de Saúde para que a caderneta de vacinação seja avaliada e o esquema vacinal seja atualizado, caso necessário.

Importante e necessária

A mobilização nacional de vacinação dos jovens e crianças acontece no Brasil desde o ano de 1980. Segundo o Ministério da Saúde, “essa atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”.

Para Socorro Gross, membro da Organização Pan-Americana da Saúde/OPAS/OMS no Brasil, “a vacinação é a intervenção mais custo efetiva de saúde pública que nós temos. É segura. Salva vidas. É preventiva. Essa campanha de multivacinação que o Brasil está fazendo é um exemplo para nossa região, para o mundo, de que nós podemos fazer diferente”.

Vacinas

As vacinas disponíveis no município para serem aplicadas, são: BCG, Hepatite B, Penta, Polio Inativada, Pólio Oral, Rotavírus, Pneumocócica 10- Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice viral (SCR- sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, “crianças que se encontrarem em situações ou condições clínicas especiais deverão ser avaliadas e vacinadas se houver indicação pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)”.

Para dúvidas e informações é só se dirigir até a Unidade de Saúde ou entrar em contato através telefones: (31) 3534- 9090 / 3534-9000.