Ações ocorrem de quarta (21) a sexta-feira (23)
Três mutirões contra focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, serão realizados nesta semana, pela Prefeitura de Betim. Na quarta-feira (21), às 8h, os agentes de combate a endemias (ACEs), agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de limpeza do município percorrerão as áreas mais infestadas da região do Citrolândia. Na quinta-feira (22), às 9h, o trabalho será realizado na região do Icaivera. Na sexta-feira (23), às 8h, os agentes percorrerão as áreas da região de Vianópolis.
O mutirão é uma ação intersetorial que envolve as secretarias de Saúde e de Gabinete, as gerências regionais e a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). Os ACEs percorrem os imóveis fazendo a eliminação e o tratamento focal com larvicida dos criadouros de larvas do mosquito. Os ACSs, em conjunto com profissionais das gerências regionais e das outras pastas envolvidas, entregam materiais informativos e orientam a população sobre os cuidados para evitar água parada. Já as equipes de limpeza percorrem os bairros realizando a higienização das áreas com descarte irregular de lixo. Na ação são recolhidos entulhos, pneus, inservíveis e outros resíduos descartados incorretamente.
Os mutirões, que tiveram início em 25 de janeiro, já percorreram sete regiões da cidade – Teresópolis, Imbiruçu, Norte, Alterosas, Petrovale , PTB e Centro. Ao todo, já foram recolhidas 1.076 toneladas de entulhos e resíduos de áreas com descarte irregular. Além disso, foram retiradas 60 toneladas de entulhos das caçambas do Eco Entulho e das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), bem como recolhidos 2.030 sacos de lixo.
Os próximos mutirões serão programados conforme os indicadores de incidência de casos das doenças por bairros e do número de atendimentos realizados na rede municipal de saúde.