Confira o cronograma de vacinação e o boletim epidemiológico de São Joaquim de Bicas

0
721
São Joaquim de Bicas, no meio de setembro, doou 700 doses de vacina para Igarapé. Foto: Wikimedia.

Atualmente, a cidade está vacinando adolescentes com 12 anos ou mais; terceira dose também começou a ser aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas atualizou o cronograma de vacinação contra Covid-19 para esta primeira semana de Outubro. Atualmente, a cidade está vacinando adolescentes com 12 anos ou mais.

Esse processo, de acordo com a administração municipal, seguirá somente por meio de agendamento realizado nas Unidades de Saúde, de 13h às 15:30, de segunda-feira à sexta-feira, conforme a disponibilidade do imunizante.

Para quem tem mais de 18 anos é obrigatório apresentar cartão de vacina, cartão SUS ou comprovante de residência no município e documento de identificação com foto.

Os jovens menores de idade, para se vacinarem, deverão estar acompanhados de um responsável. Apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome do adolescente ou dos pais, cartão SUS emitido no município

Dose de reforço

De acordo com orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), a Secretaria Municipal de Saúde de São Joaquim de Bicas iniciou, em 28 de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus em pessoas com alto grau de imunossupressão, residentes no município, com 18 anos ou mais e que receberam a segunda dose da vacina ou dose única há pelo menos 28 dias

Para esse grupo, também é necessário realizar o agendamento prévio e ter em mãos todos os documentos mais o relatório médico que comprove a condição.

Outros grupos

Ainda segundo a nota, os moradores da região central que tomaram a primeira dose da vacina Astrazeneca, há pelo menos 84 dias, ou Pfizer, há pelo menos 60 dias, deverão comparecer à Policlínica do bairro Tereza Cristina, nos dias e horários especificados, para receberem a segunda dose do imunizante.

Já os residentes vacinados nas demais Unidades de Saúde, deverão procurar o posto de referência ou o agente comunitário de saúde para saber a data exata de aplicação da segunda dose.

Vale destacar que a imunização de primeira dose para a população adulta com 18 anos ou mais, ocorrerá apenas na Policlínica, nas datas especificadas no cronograma, conforme a disponibilidade de doses.

Vacinómetro

Ao dar início a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos, em 23 de setembro, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas informou que uma semana depois já havia alcançado cerca de 1.600 jovens nessa faixa etária com a primeira dose da vacina.

No município da região metropolitana de Belo Horizonte, até 27 de setembro, a pasta de Saúde revela que recebeu 42.043 doses de vacina contra Covid-19. Com isso, 20.679 foram utilizadas para a primeira dose em moradores com mais de 12 anos.

O número de pessoas com a segunda dose, completando o ciclo de imunização, é de 9.784 cidadãos. Junto a isso, se soma 9.784 residentes com de 18 anos ou mais que receberam a dose única da Jassen, que dispensa uma segunda aplicação. Pessoas com mais de 70 anos, num total de 85, também receberam reforço, nesse caso da terceira dose. Vale destacar que no meio de setembro o município doou 700 doses de vacina para Igarapé.

Boletim

Os últimos dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira (1º/10), indicam que 1.869 pessoas foram contaminadas na cidade com o novo coronavírus. Até a mesma data, 1.741 se recuperaram dos sintomas da doença e 11 seguem em acompanhamento. Em São Joaquim de Bicas, 111 vidas foram perdidas para Covid-19

Mais informações: 3534-9090.