Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Cria Betim promove concurso de dança neste domingo (9)

      Por Da Redação FVP4 de novembro de 2025
      Recente

      Cria Betim promove concurso de dança neste domingo (9)

      4 de novembro de 2025

      SUS Betim implementa vacinação contra bronquiolite para gestantes 

      3 de novembro de 2025

      Atingidos por barragem da Vale em Brumadinho ocupam linha férrea em Mário Campos

      28 de outubro de 2025
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Câmara de Betim ouve propostas da população na Praça Tiradentes

      Por Da Redação FVP6 de novembro de 2025
      Recente

      Câmara de Betim ouve propostas da população na Praça Tiradentes

      6 de novembro de 2025

      Cria Betim promove concurso de dança neste domingo (9)

      4 de novembro de 2025

      SUS Betim implementa vacinação contra bronquiolite para gestantes 

      3 de novembro de 2025
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Editorias»Geral»Dia da Consciência Negra: 1 em cada 4 pessoas negras já evitou usar transporte por medo de racismo, diz pesquisa do 99 Pop
    Geral

    Dia da Consciência Negra: 1 em cada 4 pessoas negras já evitou usar transporte por medo de racismo, diz pesquisa do 99 Pop

    Da Redação FVP20 de novembro de 20216 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Segundo os usuários, a educação é uma das maneiras mais eficazes de se combater o racismo

    De acordo com a Agência Senado, “em 1971, um grupo de jovens negros se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta dos seus antepassados e questionar a legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, como referência de celebração do povo negro. No lugar, sugeriam o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, para destacar o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade e gerar reflexão para as questões raciais. A semente plantada ali é um dos marcos da constituição dos movimentos negros e está na raiz do Dia da Consciência Negra”.

    Apesar de tantas conquistas, o negro ainda enfrenta alguns percalços na sociedade, o racismo, por exemplo, é um desafio constante a se combater todos os dias. Uma pesquisa realizada com usuários da 99 e outros transportes por app revelou que o medo de ser vítima de casos de racismo já fez com que 24% dos negros (pessoas que se autodeclaram pretas e pardas) evitassem usar algum tipo de transporte.

    Os meios mais evitados são ônibus (40%), vans (13%) e metrô (10%). O levantamento faz parte do Guia da Comunidade 99, um documento que visa promover o respeito entre os usuários da plataforma combater a discriminação, e foi realizado para entender como o preconceito racial impacta a mobilidade urbana.

    Quase metade (46%) de todos os respondentes já presenciou um ato de racismo em ônibus, trem, vans e metrô, e 1 em cada 5 negros afirma que já foi vítima de discriminação nesses locais. O levantamento também revelou o preconceito em estabelecimentos comerciais: 49% já presenciou em lojas e shoppings e 48% em mercados.

    Para as pessoas negras, esses são os lugares onde mais acontece racismo: 33% e 26% já foi discriminada neles, respectivamente. “Eu (preto) e meu primo (branco) estávamos discutindo no shopping e o segurança abordou ele perguntando se eu estava incomodando”, relata um dos respondentes.Em contrapartida, carro próprio e carros por app foram os meios citados como os mais seguros em relação ao racismo, com 72% e 32% das respostas.

    Maioria acredita que educação é melhor forma de combater racismo

    Acerca da melhor maneira de combater o racismo, 66% dos passageiros e 56% dos motoristas pretos e pardos responderam que o caminho é a educação sobre diversidade nas escolas

    Na sequência, 52% dos passageiros e

    45% dos motoristas acreditam que investir em campanhas de conscientização é a melhor saída.Para incentivar a diversidade e combater o preconceito, a 99 diz investir continuamente na promoção de respeito, gentileza e empatia nas corridas. Em parceria com o Instituto Ethos, a companhia criou o Guia da Comunidade 99 , que tem como objetivo conscientizar mais de 20 milhões de passageiras, passageiros e motoristas.

    O documento, promovido através de campanhas no app e outras mídias, fomenta os comportamentos esperados na plataforma e dá dicas práticas de combate ao racismo e outras formas de discriminação.

    Racismo na infância prejudica o desenvolvimento de crianças negras

    Vivenciar o racismo na infância pode levar a criança negra a problemas como rejeição da própria imagem e baixa autoestima, além de outros impactos diretos no desenvolvimento infantil. Os dados são da publicação ” Racismo, Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância “, lançada recentemente pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) .

    No mês da Consciência Negra, o debate sobre políticas públicas que possam combater essa prática é ainda mais pungente. Essa discussão envolve a universalização dos direitos humanos, a redução das desigualdades socioeconômicas e a qualidade da educação infantil, que agem como fatores de inibição e erradicação desse problema.

    O estudo, coordenado por Lucimar Dias, pedagoga e Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostra que a educação infantil é um dos primeiros e mais importantes ambientes de socialização da criança e é nesse espaço que ocorrem as interações sociais que impactam diretamente o desenvolvimento dos pequenos.

    Nesse contexto, relações saudáveis podem contribuir positivamente para a aprendizagem, enquanto experiências negativas são prejudiciais. Um dos principais impactos dizem respeito à aceitação da imagem da criança nessa fase da vida. É na primeira infância que o ser humano começa a notar as diferenças físicas. Sendo assim, é fundamental que a criança se sinta aceita, acolhida e valorizada.

    “Quando a criança passa por uma situação de racismo ela pode construir um sentimento de desvalorização, rejeição da própria imagem, inibição e dificuldade de confiar em si mesma. Isso afeta o seu processo de socialização”, explica Lucimar.

    Além disso, o racismo traz implicações negativas para a saúde mental de crianças e adolescentes, como maior incidência de sintomas de ansiedade e depressão. “Também não podemos deixar de elencar outra consequência dessa discriminação: o estresse tóxico. Essa situação pode interromper o desenvolvimento saudável do cérebro e de outros sistemas do corpo, aumentando o risco de uma série de doenças”, comenta a pesquisadora.

    Estudos sugerem que doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2, distúrbios respiratórios e imunológicos podem ter raízes em adversidades vividas na primeira infância, como o racismo.

    O papel da educação infantil

    A educação é um importante espaço na luta contra o racismo. Nesse ambiente, diferenças como cor da pele, tipo de cabelo e gênero afetam a socialização, contribuindo para a aproximação, aceitação ou proibição em um grupo social. Nesse sentido, é importante que os educadores estejam preparados para identificar situações de risco.

    “Estudos têm demonstrado que formações de professores voltadas à educação das relações étnico-raciais e com valorização da cultura afro-brasileira leva os profissionais a mudarem e estarem mais atentos a necessidades pedagógicas que respeitem a identidade racial negra”, diz a pesquisadora.

    Por outro lado, a não inclusão de questões de raça como uma variável fundamental na formação dos profissionais da educação infantil permite que crianças negras deixem de ser protegidas neste ambiente, o que prejudica a construção da identidade positiva delas.

    Vale ressaltar que, no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNE) instituem a obrigatoriedade da inserção da cultura afro-brasileira e africana nos currículos e incluem a educação das relações étnico-raciais. Essas normativas, se bem incorporadas, ajudam a combater o racismo nas interações sociais das crianças e ajudam na construção de identidade negra.

     

    20 de novembro Dia da Consciência Negra racismo

    Notícias Relacionadas

    Viaduto próximo ao Monte Carmo deve ser entregue em maio de 2026

    2 de outubro de 2025

    Nova concessionária assume trecho da BR-262 com aumento de tarifa 

    17 de março de 2025

    Parque Industrial Logístico Joseph Bacha tem novas vias pavimentadas

    26 de setembro de 2024
    NÃO PERCA

    Câmara de Betim ouve propostas da população na Praça Tiradentes

    6 de novembro de 2025

    Cria Betim promove concurso de dança neste domingo (9)

    4 de novembro de 2025

    SUS Betim implementa vacinação contra bronquiolite para gestantes 

    3 de novembro de 2025

    Edição 620 | 01 a 15/11/2025

    1 de novembro de 2025

    Atingidos por barragem da Vale em Brumadinho ocupam linha férrea em Mário Campos

    28 de outubro de 2025

    Betim recebe etapa final do Campeonato Mineiro de Bicicross neste final de semana

    27 de outubro de 2025

    Criança em Ação: sábado (25) de saúde e diversão na Praça da Promessa

    24 de outubro de 2025

    Betim lança plataforma para acompanhamento de filas da saúde pública

    22 de outubro de 2025
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Edição 620 | 01 a 15/11/2025

    1 de novembro de 2025

    SUS Betim implementa vacinação contra bronquiolite para gestantes 

    3 de novembro de 2025

    Atingidos por barragem da Vale em Brumadinho ocupam linha férrea em Mário Campos

    28 de outubro de 2025
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Consulta de vagas no Sisu pode ser feita a partir desta quinta-feira (23)

    23 de maio de 2019

    Fiat fornece 10 veículos e doa ambulância para o combate à covid-19

    16 de abril de 2020

    Pavilhão Social e Escritório de Negócios é inaugurado em Betim

    15 de fevereiro de 2022
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2025 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.