Paulo Henrique dos Santos Silva durante o atendimento online. O jovem cursa o 7º período de Psicologia no Pitágoras, em Betim. Foto: Divulgação.

Iniciativa visa dar apoio aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19

Os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 de Betim estão recebendo atendimento psicológico gratuito como forma de amenizar o impacto causado pelas exaustivas horas de trabalho. O apoio à essas pessoas ocorre após uma parceria da faculdade Pitágoras com a Prefeitura de Betim, e está disponível para todos os profissionais da rede pública do município.

A coordenadora do curso de Psicologia do Pitágoras Betim, Renata Alvarenga, exalta que as consultas estão sendo feitas de forma remota, com marcação prévia por telefone. “Os nossos atendimentos estão prontos para identificar casos à distância, qualquer pessoa que deseja agendar uma consulta precisa ligar para a instituição. A atendente irá fazer algumas perguntas para direcionar o atendimento. A partir disso você já sai da ligação com uma consulta agendada”, explica Renata.

Em nota, o Pitágoras destaca também a atuação em clínicas de atendimento alocando alunos de psicologia para atender a população. “Essa é uma das maneiras que os estudantes têm para colocar em prática o que foi ensinado na sala de aula”, escreveu a faculdade.

Todas as consultas estão sendo supervisionadas por professores de psicologia e qualquer pessoa pode se inscrever. “A terapia auxilia no autoconhecimento e melhora a qualidade de vida, porque trata da saúde emocional dos indivíduos. O processo terapêutico é fundamental para que os profissionais possam cuidar do próximo e minimizar o sofrimento diante desta situação tão alarmante, que é a pandemia”, conclui Renata.

Cuidando de quem cuida

O programa “Cuidando de Quem Cuida” busca dar suporte emocional e psicológico com uma equipe de psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e estudantes das instituições de ensino parceiras da Prefeitura de Betim. Dicas de práticas de relaxamento, meditação, autocuidado e exercícios de automassagem também são oferecidos como forma de aliviar o estresse.

Atendimentos

Para buscar atendimento individual, o servidor interessado pode entrar em contato pelo (31) 3512-3314, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E para agendamento de atendimentos dos profissionais da saúde os telefones são: (31) 2101-9002 e (31) 2101-9037.

Já para participar das oficinas coletivas de promoção da saúde denominadas “Práticas de autocuidado: um tempo pra mim”, basta acessar a plataforma Zoom (CLIQUE AQUI),
nos horários pré-estabelecidos pelo ID da reunião: 864 1292 1847, com senha de acesso: 896773. Não há nenhum pré-requisito para participar.